sábado, 3 de abril de 2010

O Estado de SP em PDF, Sábado, 03-04-10

Pregador do Vaticano compara reação a abusos a antissemitismo:
No dia em que a Igreja lembrou a crucificação de Cristo, um veterano membro do Vaticano comparou as reações aos escândalos de abusos sexuais contra menores praticados por religiosos católicos em vários países nas últimas décadas à perseguição aos judeus. A declaração, feita diante do papa Bento XVI durante a celebração de Sexta-Feira Santa na Basílica de São Pedro, foi mal recebida por representantes da religião judaica e não foi corroborada pelo porta-voz do Vaticano. A fala do franciscano capuchinho Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia desde 1980, foi vista como aumento no tom da reação da Igreja à onda de revelações de abusos nas últimas semanas e a reportagens que sugerem leniência da instituição. Matérias de jornais como o New York Times indicam que o próprio papa Bento XVI, antes de assumir a chefia da Igreja, teria evitado punir padres pedófilos. Membros da Igreja em todo o mundo têm classificado a repercussão dos casos como perseguição ao pontífice.

Na celebração de ontem, o papa ficou sentado, olhando para baixo, enquanto Cantalamessa, em seu sermão, lembrava que, neste ano, as Páscoas cristã e judaica caíram na mesma data, o que o teria feito pensar nos judeus. "Eles sabem o que significa ser vítimas de violência coletiva e, também por isso, são rápidos em reconhecer os sintomas recorrentes", disse. O frade citou o que seria uma carta de um amigo judeu: "Estou acompanhando os violentos e concêntricos ataques contra a Igreja, o papa e os fiéis. O uso de estereótipos e a transição da responsabilidade pessoal para a culpa coletiva me lembram dos mais vergonhosos aspectos do antissemitismo."

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, ressaltou que o sermão de frei Cantalamessa representa suas opiniões pessoais e não é uma "declaração oficial" do Vaticano. Para ele, a comparação é "inadequada" e deve ser interpretada como sinal de "solidariedade" do não identificado amigo judeu do pregador. "Não se trata de um ataque ao mundo judeu", frisou. Lombardi também disse que o papa não sabia do conteúdo do sermão.

Formato: PDF
Tamanho: 31 Mb

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 02/04/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Fotos em macro, de insetos cobertos com gotículas d'água

Revista Veja | 31 de março de 2010 | 2158

A justiça foi feita
Três dias antes de a morte de Isabella completar dois anos, seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá, são condenados pela Justiça como autores do homicídio. Pela celeridade, rigor técnico e sentenças rigorosas, o julgamento pode ser considerado um divisor de águas na Justiça brasileira.Isabella Nardoni, finalmente, poderá descansar em paz. A condenação exemplar de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá pelo homicídio triplamente qualificado da menina fecha um ciclo de dor para os que a amavam e reacende um horror generalizado ao comprovar que aquilo que parecia cruel demais para ser verdade de fato ocorreu.
Uma criança de 5 anos de idade foi asfixiada por sua madrasta e lançada viva da janela por seu pai – que, ao vê-la caída no solo, em lugar de socorrê-la, ocupou-se da tentativa de salvar a própria pele e a da mulher, forjando urgência em localizar "o monstro que havia feito aquilo". Agora, pode-se afirmar com certeza que os monstros estão identificados. E a Justiça desceu sobre eles com mão de ferro. Não se sabe o placar exato do júri porque, ao chegar ao quarto voto favorável à condenação, o juiz parou de contá-los – a maioria simples já estava estabelecida. Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio, com os seguintes qualificadores: uso de meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e prática de crime destinado a ocultar crime anterior. Além disso, aumentaram a pena de Nardoni os seguintes agravantes: o fato de a vítima ter menos de 14 anos e de ele ser seu pai. Anna Carolina foi condenada a 26 anos e 8 meses de detenção, também em regime fechado, pelo mesmo crime, com os mesmos qualificadores e agravantes (exceto, obviamente, o da paternidade da vítima). Foram acrescentados 8 meses de prisão em regime semiaberto para cada réu por fraude processual: a tentativa do casal de "limpar" a cena do crime. Ao ouvir a sentença proferida pelo juiz Maurício Fossen, Anna Carolina Jatobá olhou para a família com ar compungido e acenou com um adeus. O casal, que recebeu a sentença algemado, não poderá recorrer dela em liberdade.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb

O Estado de SP em PDF, Quinta, 01-04-10

Dilma cultua Lula e Serra ensaia slogan:
Não podia ser diferente. Dilma Rousseff deixa o governo para entrar na campanha, tendo como principal cabo eleitoral o "senhor" "presidente" Lula. Citou-o 67 vezes, explícita ou implicitamente. Já José Serra, ao despedir-se do cargo, focou São Paulo, que citou 46 vezes, e usou uma expressão com jeito de slogan eleitoral: "Vamos juntos. O Brasil pode mais." Como se pode ver na ilustração acima, além de reverenciar Lula, Dilma falou bastante do "povo" (19 citações), do Brasil (12) e dos brasileiros (10). "País" (17) e "todos" (16 vezes) acompanharam "Brasil" em número de citações. Essa repetição das palavras que compõem o slogan do governo Lula ("Brasil, um país de todos") tem ocorrido com mais frequência na fala da candidata.

Balanço. O presidenciável do PSDB usou sua fala de despedida do Palácio dos Bandeirantes para um balanço de gestão. Como era esperado, "São Paulo" foi uma das expressões mais citadas (46 vezes), na maioria das vezes no fim das frases, e associada a "governo" (49 citações) e a "Estado" (30). Em comparação a "Brasil" (17), "São Paulo" recebeu praticamente três vezes mais menções. O que evidencia que Serra, nesse discurso, buscava mostrar-se mais preocupado com o que acabara de fazer como governador do que com o que virá a fazer como candidato.

A "política" não ficou fora de seu discurso. Explicitamente, citou a palavra apenas 3 vezes, e negativamente, como em "política do ódio". Mas, implicitamente, a política esteve presente na maioria das vezes que Serra usou a expressão "pública(o)" (26 vezes), como em "vida pública". E foi aí que ele encaixou uma "indireta" para o presidente Lula: "Nós governamos para o povo e não para partidos."

Além do aspecto institucional, o discurso de Serra teve uma parte pessoal. A palavra "vida", seja no sentido de "minha vida", de "vida pública" ou de "ao longo da vida", foi citada 36 vezes. Em muitos casos, o presidenciável tucano a associou a "pessoas" ("vida das pessoas"), outra campeã de citações (23 vezes) e mais um sinal da preocupação do tucano de "humanizar" seu discurso.

Formato: PDF
Tamanho: 30 Mb

quinta-feira, 1 de abril de 2010

quarta-feira, 31 de março de 2010

O Estado de SP em PDF, Quarta, 31-03-10

Brasil discute com EUA criação de base no Rio:
Objetivo seria reforçar combate ao narcotráfico e ao contrabando, sempre sob o comando de brasileiros - Por sugestão da Polícia Federal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu ontem com o comandante do Comando Sul dos EUA, tenente-brigadeiro Douglas Fraser, a proposta de criação de uma base "multinacional e multifuncional" que teria sede no Rio de Janeiro. A base formaria, com duas já existentes, em Key West (EUA) e em Lisboa (Portugal), o tripé de monitoramento, controle e combate ao narcotráfico e contrabando, principalmente de armas, além de vigilância antiterrorista. Douglas Fraser passou o dia de ontem em Brasília. Após reunião de trabalho e almoço com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante americano encontrou-se com o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.

A PF já tem um adido de inteligência trabalhando na base de Key West, na Flórida. O Planalto está para decidir se o adido junto à base de Lisboa será um delegado federal ou um oficial da Marinha.

A base no Rio, assim como as outras duas, não admite operações sob comando de estrangeiros. Os países que aceitam participar dos programas de cooperação de combate ao crime organizado enviam adidos que atuam sempre sob supervisão dos agentes do país soberano sobre a base. A ideia é que com a base da Flórida, que vigia de perto o tráfico no Caribe, e a de Lisboa, que exerce controle sobre o Atlântico Norte, a base brasileira sirva como posto avançado de monitoramento do Atlântico Sul.

Tragédia. Key West é uma base aérea e naval que atua em cooperação com os departamentos de Defesa e de Segurança Nacional, agências federais e forças aliadas. Desde 1989, possui força-tarefa de inteligência que conduz operações contra o narcotráfico no Caribe e na América do Sul. Foi de lá que partiu o primeiro avião de resgate no caso da tragédia do voo AF 447, da Air France, em junho passado, no litoral do Brasil, perto de Fernando de Noronha. Notificada do acidente, a base mobilizou o adido brasileiro, que providenciou o início do socorro.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb

Globo Reporter - Nova Zelândia - 05/03/2010

Parte 01
Parte 02
Parte 03

terça-feira, 30 de março de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 30/03/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Papel de parede do dia - 97

Graxeira bate em bebê de 11 meses

Missão no Afeganistão

O Estado de SP em PDF, Terça, 30-03-10

Chega a 39 o número de mortos nos atentados de Moscou:
Chegou a 39 o número de mortos nos dois atentados realizados nesta segunda-feira, 29, no metrô de Moscou, depois que uma mulher morreu durante a noite no hospital onde estava internada. O chefe do departamento de Saúde de Moscou, Andrei Seltsovski, assinalou também que durante o dia devem ser concluídos os trabalhos de identificação dos corpos, segundo a agência "Interfax". Enquanto isso, 73 feridos continuam internados em diversos hospitais, três deles em estado muito grave. Por razões óbvias, o movimento no metrô da capital russa diminuiu bastante. Mesmo na hora do rush há assentos livres, principalmente nos trens da linha vermelha à qual pertencem as estações onde aconteceram os ataques. Centenas de pessoas depositam flores e acendem velas nas escadas e acessos ao metrô, nos corredores e nas plataformas da estação. Alguns deixaram também fotos das vítimas.

Os corpos de segurança afirmam que os dois atentados foram organizados por grupos terroristas do Cáucaso Norte da Rússia e realizados por mulheres suicidas. O presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou na segunda-feira, após os atentados, uma guerra contra o terrorismo, enquanto que as medidas antiterroristas adotadas até agora foram "obviamente, insuficientes".

"A política de esmagamento do terror em nosso país e a luta contra os terroristas continuará. Prosseguiremos as operações contra os terrorista sem vacilar, até o final", ressaltou Medvedev

Formato: PDF
Tamanho: 29 Mb

segunda-feira, 29 de março de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 29/03/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos

Via Knuttz/Ueba

Globo Repórter (26/03/2010) - Chico Xavier

Sinopse: Nesta sexta-feira passada (26), a Rede Globo de Televisão, através do Programa Globo Repórter, exibiu a incrível história de Chico Xavier. O maior médium brasileiro deixou um rastro de admiração que resiste ao tempo, ao credo e às teorias científicas. O fenômeno da psicografia: como explicar essa estranha capacidade? Você vai conhecer os mistérios que envolvem a trajetória do mineiro que estaria completando 100 anos. Chico continua vivo na memória e no coração de espíritas e de todos aqueles que viam nele um exemplo de bondade, de humildade e de e espírito cristão.

Parte 01
Parte 02

Hora do planeta 2010

Red Bull Air Race 2010 Abu Dhabi

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos

O Estado de SP em PDF, Segunda, 29-03-10

Corinthians mantém tabu, vence São Paulo e continua na briga pela vaga:
Com gol nos acréscimos, alvinegro ganha por 4 a 3 e chega aos 29 pontos no Paulistão, um a menos do que o rival tricolor; Dentinho e Washington são expulsos por trocarem agressões - Briga, gols, discussão e muita emoção. Essa foi a tônica da vitória do Corinthians no clássico diante do São Paulo por 4 a 3, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Com o triunfo, o alvinegro continua na briga pela classificação, agora com 29 pontos, contra 30 do rival tricolor. Faltam duas rodadas para o encerramento da fase classificatória.

A vitória ainda manteve um tabu de quase três anos sem derrotas para o São Paulo. São nove jogos no total. "Eu acho que o Corinthians hoje esteve humilde, falou bastante dentro de campo. O time tem um elenco bom, e quem está na espera por uma oportunidade sabe disso. Esse é o espírito do Corinthians", afirmou Iarley, decisivo no jogo.

O Corinthians deu um bico na crise com a vitória e agora terá mais tranquilidade para o confronto contra o Cerro Porteño pela Libertadores - uma vitória nesta quinta praticamente garante a classificação. Já o São Paulo terá mais pressão diante do Monterrey, quarta, no México - se perder, ficará em situação complicada.

As duas equipes entraram com mistério neste domingo. Mano Menezes armou o Corinthians com três volantes. Ricardo Gomes também adotou esquema parecido e confirmou o meio com Léo Lima, Rodrigo Souto e Cleber Santana. Com a bola rolando, no entanto, o alvinegro se mostrou melhor no primeiro tempo, e só não abriu o placar aos 15 minutos por causa da trave, que salvou Rogério Ceni duas vezes.

O goleiro do São Paulo fechou o gol, mas não conseguiu resistir aos 19 minutos. Ronaldo recebeu passe e rolou na entrada da área. Elias apareceu e bateu de primeira, sem chances para Rogério Ceni. "Tive a sorte de pegar bem na bola e mandei forte", afirmou o volante.

Formato: PDF
Tamanho: 25 Mb

Já pensou se cai e ainda bate...

domingo, 28 de março de 2010

Papel de parede do dia - 96

Clique para ampliar

Aposte na alimentação certa para aumentar a saciedade

Sucos, vitaminas e até o arroz com feijão entram no cardápio que mata a fome e emagrece

Por Camila Michel

Não passou nem uma hora que você almoçou, mas a fome já começa a aparecer? E, quando você come, os ataques de gula são frequentes? Por isso, a solução para não bater de frente com a dieta é apostar em um prato com alimentos ricos em nutrientes com forte poder de saciedade. Isso mesmo, a ideia é retardar a sensação de fome e evitar que você fique beliscando guloseimas ao longo do dia. "Um elevado poder saciante é encontrado em alimentos ricos em proteínas, fibras e água, enquanto alimentos ricos em gordura apresentam baixa capacidade de controlar o apetite (Começar minha dieta) ", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci.

Se a vontade de devorar o mundo é a grande inimiga da dieta, a saída é montar um cardápio repleto de comidas que enchem o estômago e ainda ajudam a eliminar os quilos extras. Logo abaixo, montamos uma lista de opções que vão muito além das verduras ricas em fibras.

Café da manhã reforçado

Para não sentir fome ao longo do dia, o ideal é saborear um café da manhã rico em nutrientes, assim não chegamos na hora do almoço querendo abocanhar tudo o que vemos pela frente.

"A mistura de uma xícara de frutas picadas coberta com um pote de iogurte light, duas colheres de sopa de granola e uma colher de sopa de geleia resulta em um sabor intenso que mata a vontade de comer doce ao longo do dia", recomenda a nutricionista Cyntia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria."Essa mistura é rica em fibras e, além de não prejudicar o regime, ajuda a não sentir fome".

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci, é importante não deixar alguns grupos de alimentos de fora do desjejum. São eles:

Cereais integrais: prefira a versão integral dos carboidratos, que auxilia no trânsito intestinal, já que possuem mais fibras. Eles também contribuem para a saciedade, pois demoram mais para serem digeridos.

Laticínios: as proteínas presentes nos laticínios oferecem maior saciedade, pois a digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome.

Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo. As frutas de cor alaranjada, ricas no pigmento betacaroteno, como o mamão, contém vitamina A, que é importante para manutenção da saciedade.
Vitamina poderosa

No meio da tarde ou antes do almoço, uma aliada para espantar a fome é a vitamina. Com os ingredientes certos, você aproveita todos os benefícios e garante muita saciedade. "Optar pelas vitaminas com alimentos de cor alaranjada (cenoura, laranja, mamão), também é uma ótima opção para afastar a fome. Sem contar que a vitamina A, presente nessas frutas e legumes, auxiliam o funcionamento dos pulmões e do coração, dos olhos e do sistema imunológico", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci.

Receita de Smoothie de mamão

Ingredientes
- 1 fatia de mamão
- 3 ameixas pretas sem caroço deixadas de molho
-1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
- ½ copo de leite de soja gelado

Modo de preparo
Coloque as ameixas e a água das ameixas no liquidificador. Junte o restante dos ingredientes e bate no liquidificador. Sirva em seguida.
Almoço
Para a hora do almoço, existem diversas opções de pratos que ajudam a manter a saciedade e te livram da fome que aparece no meio da tarde.

Aposte no arroz com feijão
A dupla é aliada da dieta. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Já o feijão é um alimento rico em proteína vegetal, fibras, fonte de ferro e vitaminas do complexo B. "Ele é um tipo de amido resistente, ou seja, o carboidrato do feijão demora mais tempo para se transformar em glicose (açúcar no sangue), evitando picos de insulina e que o metabolismo fique lento". "Além do valor nutricional, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração, muito diferente do hambúrguer, por exemplo, que nos faz sentir empanturrados e, em pouco tempo, sentir fome", diz Patrícia Bertolucci.

Vegetais até o talo
Outra dica para deixar seu almoço farto de nutrientes, é apostar nos talos de vegetais, que ajudam a dar sustância. "Eles deixam as refeições mais completas já que apresentam um número grande de nutrientes, assim a fome demora mais para voltar. Podemos optar pelos talos de couve-flor, nabo, beterraba e adicioná-los a farofas, no cozimento do arroz e em sopas. As opções são supervariadas", diz a nutricionista Patrícia.

Uma dica para o jantar
Para que o jantar esteja equilibrado, é necessário ter um alimento de cada grupo alimentar, no entanto, consumidos em menores quantidades. "Assim, a fome não aparece no meio da noite e acordamos com o apetite controlado para o café da manhã", diz Patrícia. O jantar deve conter:
- Carboidratos (arroz integral, batata, macarrão integral)
- Leguminosas (feijão, soja, grão de bico)
- Carne (frango, carne vermelha magra, peixe)
- Verduras (alface, rúcula, agrião)
- Legumes
- Frutas (maçã, pera, uva)

Aposte nas folhas
As folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade. "Elas exigem muita mastigação. Este é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer", explica Patrícia. "Não deixe de acrescentar ao seu prato alimentos ricos em fibras (alimentos integrais), que possuem baixo índice glicêmico e dão uma sensação de saciedade maior, evitando a fome alguns minutos depois do jantar", dia a nutricionista.

Fonte: Minha Vida

O Estado de SP em PDF, Domingo, 28-03-10

Ministros candidatos dobram liberação de verbas a seus Estados:
Geddel Vieira Lima, candidato ao governo da Bahia, lidera lista de distribuição de recursos para convênios - Os ministros que ao longo desta semana vão deixar o governo para se candidatar nas eleições de outubro próximo estão em campanha faz tempo. A prova está nas agendas, que revelam uma série de frenéticas viagens para as bases eleitorais, e no dinheiro liberado nos últimos 13 meses. Juntos, sete dos 11 ministros que vão se desincompatibilizar dos cargos aumentaram em 110,6% a liberação de dinheiro dos convênios para os seus Estados de origem nos últimos 13 meses. O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, chegou a visitar em março 14 cidades em Minas Gerais.

Entre março de 2009 e março de 2010, a liberação de recursos para os Estados dos respectivos ministros, concentrada nos ministérios da Integração Nacional, Agricultura, Transportes, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Minas e Energia , foi de R$ 282,24 milhões. Essa quantia representa mais que o dobro do que havia sido liberado pelo mesmo grupo de ministérios nos 13 meses anteriores, entre fevereiro de 2008 e fevereiro de 2009.

Na época, as pretensões políticas desses ministros ainda estavam longe de se definir. Na ocasião, foram liberados R$ 134 milhões, incluindo nessa soma o Ministério das Comunicações, do ministro e candidato ao governo de Minas, Hélio Costa, que soltou R$ 1,2 milhão para um centro de teleatendimento em Belo Horizonte em dezembro de 2008. De lá para cá, Costa não pagou mais nada recentemente.

O levantamento, feito pelo Estado no Portal Transparência, do governo federal, levou em conta apenas recursos efetivamente liberados, ou seja, dinheiro entregue, sem contabilizar verbas empenhadas. Também só contabilizou pagamentos de convênios, que influem diretamente na política regional e têm impacto eleitoral porque os aliados dos ministros fazem propaganda ostensiva sobre os "padrinhos" das liberações.

Principal do Jornal
Formato: PDF
Tamanho: 57 MB


Cadernos: Autos & Imóveis
Formato: PDF
Tamanho: 55 Mb

Inauguração da Ponte Joel Silveira será na terça

Balsas que fazem o transporte da travessia deixarão de operar

Vista aérea da ponte Joel Silveira
Foto: Marco Vieira (ASN)

Devido a questões operacionais relacionadas à inauguração da ponte Jornalista Joel Silveira, as balsas que fazem o transporte de pedestres e veículos entre a capital sergipana e o litoral sul do Estado deixarão de operar às 16h da próxima terça-feira, 30.

A solenidade de inauguração da obra, que no momento passa pelos acabamentos finais, está prevista para as 17h do mesmo dia – sua liberação para o tráfego de automóveis acontece logo em seguida.

Para quem pretende fazer o deslocamento no intervalo de tempo entre a parada das embarcações e o final da solenidade de inauguração, a alternativa será via BR-101.

Fonte: ASN