sábado, 7 de agosto de 2010

Jornal O Estado de SP em PDF, Sabado, 07 de Agosto de 2010

Boa evolução no pós-operatório adianta retorno de Kaká a Madri: ANTUÉRPIA - A boa evolução na cirurgia no joelho do meia brasileiro Kaká adiantou seu retorno em um dia de Antuérpia, na Bélgica, onde fez o procedimento, para Madri. O jogador do Real Madrid ficará afastado dos gramados entre três e quatro meses. Por precaução e para facilitar o acompanhamento dos médicos, o atleta não poderá viajar ao Brasil durante a recuperação, contou à imprensa o assistente do cirurgião belga que fez a intervenção, Marc Martens.

"Ele ficará em Madri, não poderá voar tão longe. Assim poderemos acompanhar melhor a sua evolução, detalhou um especialista da equipe de Martens, quem assegurou que Kaká "está se recuperando muito bem" e que "o joelho nem mesmo inchou".

O meia foi submetido ontem a uma artroscopia por causa de uma lesão de menisco que já tinha causado problemas no início da temporada 2008-2009.

O jogador deixará caminhando o hospital AZ Monica, em Amberes, onde foi operado, na companhia do pai e representante legal, Bosco Leite, da esposa, que estão ao lado dele desde quinta-feira.

A baixa do jogador deixa o Real Madrid sem o meia brasileiro no restante da pré-temporada e no início da campanha. No melhor das hipóteses, Kaká poderia voltar a jogar em novembro.

Formato: PDF
Tamanho: 47 Mb

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jornal O Estado de SP em PDF, Sexta, 06 de Agosto de 2010

CNT/Sensus mostra Dilma 10 pontos à frente de tucano: Pesquisa Sensus, feita por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), indica que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 10 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Segundo o Sensus, Dilma tem 42% das intenções de voto, contra 32% de Serra. Marina Silva, do PV, aparece com 9%, e os candidatos de partidos "nanicos", somados, têm 5%. O instituto evitou comparar o levantamento divulgado ontem com o anterior, de maio, porque a lista de candidatos mudou. Por regiões, Dilma vence no Nordeste por 58% a 21%. No Sul, no Sudeste e no Norte/Centro-Oeste, há empate técnico. Nas zonas rurais, a vantagem da petista Dilma chega a 24 pontos (51% a 27%). Nas áreas urbanas, a diferença pró-Dilma é de 8 pontos (40% a 32%).

A petista lidera tanto no eleitorado masculino (46% a 31%) quanto no feminino (38% a 32%). Em eventual segundo turno entre PT e PSDB, Dilma venceria por 48% a 37%. Ela subiu 6 pontos desde maio e Serra caiu 4 - nesse caso, a comparação entre as pesquisas é possível, pois os candidatos são os mesmos.

Na pesquisa espontânea (em que eleitores manifestam suas preferências sem ver a lista de candidatos), a petista tem 30%, 10 pontos a mais que Serra.

A pergunta espontânea é a primeira feita aos entrevistados. Se o eleitor não souber o nome do seu candidato, não consegue responder. Por isso, invariavelmente os porcentuais são menores do que na estimulada. Na pesquisa CNT/Sensus, porém, os "nanicos" perdem eleitores de uma pergunta para outra, em vez de ganhar. Zé Maria (PSTU), por exemplo, sai de 3% na espontânea para 2% na estimulada, e Eymael (PSDC), de 2% para menos de 1%.

O instituto ouviu 2 mil pessoas entre 31 de julho e 2 de agosto. A margem de erro da pesquisa, registrada no TSE com o número 21.411/2010, é de 2 pontos porcentuais.

Formato: PDF
Tamanho: 38 Mb

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 05/08/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Papel de parede do dia - 188

Clique para ampliar

Veja - Edição 2176 (04/08/2010)

Quatro Rodas - Edição 601 (02/2010)

Mundo Estranho - Edição 100 (06/2010)

Jornal O Estado de SP em PDF, Quinta, 05 de Agosto de 2010

Vitória ganha, mas o Santos fica com o título:
Mesmo com derrota, Santos é o novo campeão da Copa do Brasil - Time de Dorival Júnior perde por 2 a 1 e leva o título graças ao triunfo sobre o Vitória na Vila Belmiro - SÃO PAULO - O Santos é o novo campeão da Copa do Brasil. O time conquistou o inédito título mesmo com derrota de virada na final para o Vitória por 2 a 1, no Estádio do Barradão, em Salvador, nesta quarta-feira. Além do título, a equipe de Dorival Júnior fez também o artilheiro da competição, pela primeira vez, com Neymar (11 gols). No jogo de ida, a equipe santista havia vencido por 2 a 0 e poderia até mesmo perder, por um placar simples, que ainda sim levaria o título da mesma forma. Com a conquista, o Santos ganhou também o direito de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. No entanto, o Vitória ainda pode ficar com a vaga, caso a equipe santista sai campeã também da Copa Sul-Americana, segundo informou o diretor da CBF Virgílio Elísio.

Com o resultado, o Vitória pelo menos tem o mérito de terminar a competição invicto em casa, tomando apenas um gol.

Calor incomum. Apesar da chuva forte, o Santos passou calor no primeiro tempo, provando do seu próprio veneno.. O Vitória passou a etapa toda sufocando o time paulista no campo de defesa, jogando quase sempre pelas laterais, também por que o gramada estava em péssimas condições.

Num destes cruzamento, aliás, o Vitória até chegou a marcar, com Schwenck, de cabeça. Mas o árbitro Carlos Eugenio Simon anulou acertadamente, alegando impedimento do atacante da equipe baiana.

Ao time de Dorival Júnior restou, então, jogar nos poucos contra-ataques que conseguiu articular, pelo menos para aliviar um pouco a defesa. Neymar, Ganso, Robinho e André pouco conseguiam fazer, sofrendo com a forte marcação e também com o piso bastante irregular.

Num destes contra-ataques, Neymar descolou uma falta pela esquerda do ataque santista. Aos 44, ele mesmo bateu a falta, a bola bateu na defesa e voltou para o atacante, que levantou na área para Dracena subir na marca do pênalti e cabecear no contrapé do goleiro Viáfara e fazer 1 a 0 para o Santos.

No segundo tempo, o Vitória finalmente conseguiu marcar. Logo aos 7, após lançamento na área, Ramón ajeitou de cabeça para Wallace matar no peito e bater de voleio. A bola ainda desviou em Durval e tirou Rafael completamente da jogada.

Apesar de sofrer com o gramado irregular, o Santos ainda sobrava em campo, quando o assunto era qualidade individual. Prova, foram as duas defesas milagrosas de Viáfara, uma numa batida de Robinho - que mesmo caído na área conseguiu bater - e outra num chute à queima roupa de Ganso, que inclusive arrancou aplausos do santista.

O Vitória, mas na base da lutam ainda conseguiu ameaçar algumas vezes. Aos 25, de bola cruzada da direita, Renato acertou uma bela cabeçada no travessão de Rafael.

Formato: PDF
Tamanho: 47 Mb

Quatro Rodas - Edição 602 (03/2010)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 04/08/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Hustler - Outubro 2010

Papel de parede do dia - 187

Quatro Rodas - Edição 600 (01/2010)


Lowrider - Capotada (FAIL)

Jornal O Estado de SP em PDF, Quarta, 04 de Agosto de 2010

Vazam na internet dados de 12 milhões de inscritos no Enem: Uma falha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) permitiu acesso livre aos dados pessoais de 12 milhões de inscritos nas últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o fim da tarde de ontem, os estudantes cadastrados tiveram informações como nome, RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe expostos em links abertos no site do Inep - a reportagem conseguiu acessar, por exemplo, dados e até as notas do filho do ministro da Educação, Fernando Haddad, que prestou o Enem em 2009.

As listas eram de uso interno do Inep, responsável pela organização do Enem, e não deveriam estar disponíveis livremente. Os links davam acesso aos arquivos com todos os inscritos das edições de 2007, 2008 e 2009, sem a necessidade de senha. Os endereços já estavam fora do ar às 17 horas de ontem, horas depois de o Ministério da Educação (MEC) ter sido avisado da falha pelo Estado (mais informações nesta página).

A reportagem foi alertada sobre o vazamento por técnicos de uma escola de 1.º e 2.º graus da Grande São Paulo, que pediram anonimato. Eles encontraram os endereços eletrônicos há cerca de quatro meses, ao pesquisar no portal para ver se as notas dos alunos já haviam sido divulgadas. Para ter acesso aos dados, não foi necessário fazer nenhum trabalho de hacker, mas seguir links indicados no portal.

Como a relação continha ainda o número de inscrição no Enem, foi possível ter acesso ao desempenho individual dos candidatos, o que contraria o edital do Enem.

O documento que traça as diretrizes do Enem garante o sigilo dos dados e ressalta que os resultados só poderiam ser divulgados "mediante a autorização expressa do participante" (veja fac-símile). A segurança das informações em órgãos públicos também é regulamentada pelo decreto federal 3505/2000. O texto é claro sobre a obrigação dos órgãos em assegurar a inviolabilidade dos dados, "obrigando a conscientização dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal sobre a importância das informações processadas e sobre o risco da sua vulnerabilidade".
O titular da Delegacia de Estelionato do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Eduardo Gobetti, alerta que um banco de dados como esse é um prato cheio para a ação de criminosos. "Tudo o que um golpista quer são informações pessoais como essas", diz. Com uma busca rápida pela internet é possível encontrar inúmeras ofertas para a venda de documentos pessoais.

O delegado explica que, com o CPF, RG e o nome de uma pessoa, é possível cometer uma série de crimes - da confecção de documentos falsos à tentativa de abertura de empresas fictícias, contas bancárias e pedidos de financiamento. "O criminoso comete os crimes, mas consegue ficar com o nome limpo. Por outro lado, um garoto pode chegar à maioridade com o nome sujo."

Vestibular. Desde 2009, o Enem ganhou importância e passou a ser usado como vestibular para dezenas de universidades federais. Apesar de o último Enem ter contabilizado 4,5 milhões de inscritos, só 1,5 milhão de estudantes fizeram as provas. Muitos candidatos desistiram depois do adiamento do exame, provocado pelo vazamento da prova - também denunciado pelo Estado.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 03/08/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Amateur Photographer - 07 Agosto 2010

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 03 de Agosto de 2010

Apelo de Lula é visto como 'interferência clara' por iranianos: Oferta de Lula é 'interferência' em assuntos internos, diz agência do Irã - De acordo com serviço de notícias ultraconservador, proposta do presidente brasileiro foi recebida com frieza pela elite iraniana; Justiça do país estaria revendo o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, que poderia morrer enforcada em vez de apedrejada
WASHINGTON - O establishment conservador do Irã parece ter reagido friamente a um apelo do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para permitir que a iraniana Sakineh Ashtiani, acusada de adultério, obtenha asilo no Brasil e não seja morta por apedrejamento no país islâmico.

A reação ao apelo feito no fim de semana pelo presidente Lula pode criar uma distensão na relação cada vez mais cordial entre Irã e Brasil. O caso pode também reforçar o que os críticos do regime iraniano encaram como uma forma primitiva de justiça, particularmente repulsiva quando se trata de mulheres.

Embora nenhuma autoridade iraniana tenha comentado a oferta brasileira, a Jahan News, serviço de notícias ultraconservador do Irã, considerada uma agência que reflete fielmente o pensamento do governo, informou, no domingo, que o apelo de Lula era uma "clara interferência nos assuntos domésticos do Irã".

Ainda segundo a agência, a oferta brasileira foi feita "sob influência da mídia estrangeira". Sakineh, de 43 anos, pode não ser apedrejada porque o Judiciário iraniano ainda está examinando a sentença proferida por um tribunal de primeira instância. De acordo com a Jahan News, em vez disso, ela seria enforcada.

Sakineh foi acusada de ter uma "relação ilícita" com dois homens. Ela negou as acusações. O caso da iraniana chamou a atenção do mundo para a reputação do Irã com relação aos direitos humanos. O país é um dos poucos que aplicam a pena capital para casos de adultério.

Formato: PDF
Tamanho: 30 Mb

Revista Galileu – Agosto de 2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Imagens engraçadas/curiosas - 02/08/2010

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Quatro Rodas, abre seu acervo a todos na internet.

50 anos de história da indústria automobilística brasileira, livres na Internet! E de graça!
Clique na imagem abaixo e confira!!!

incêndios russo

Heineken - O Tubo

Jornal O Estado de SP em PDF, Segunda, 02 de Agosto de 2010

A cada dia um servidor sofre demissão por irregularidades: Pelo menos um servidor por dia é cortado por irregularidades - Maior parte das punições diz respeito ao aproveitamento indevido do cargo, com 1.351 ocorrências (34,4%) desde 2003, seguida pelos casos de prática de improbidade administrativa, com 751 (19,1%), e pelo recebimento de propina, 245 (6,2%)
Levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que apenas nos primeiros seis meses deste ano o governo federal já excluiu 201 funcionários públicos que tiveram comprovado seu envolvimento com irregularidades. O mapa das punições dentro do governo federal, ao qual o Estado teve acesso, exibe um dado impressionante. Na prática, esse total representa a marca de mais de uma punição a servidor público por dia, entre demissões, cassações e destituições. É como se, a cada 24 horas, o governo fosse obrigado a cortar algum de seus empregados por envolvimento com algum tipo de problema.

No ano passado, essa média altíssima já tinha acontecido, com 429 punições (1,1 demissão por dia). E a previsão da CGU é que esse número cresça ainda mais no segundo semestre, quando tradicionalmente as punições aumentam.

Mapa. O mapa das punições mostra que 25% de todos os cortes feitos dentro do serviço público por irregularidades, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são de funcionários do Ministério da Previdência Social.

Pelo levantamento feito, de janeiro de 2003 até junho deste ano, já foram expulsos do serviço público 2.599 funcionários. Desses, 655 eram ligados à Previdência Social (25,2% do total de punições).

A maior parte dos problemas registrados pela CGU na série histórica diz respeito ao aproveitamento indevido do cargo, com 1.351 ocorrências (34,4%). Essa situação é seguida pelos casos de improbidade administrativa, com 751(19,1%) e pelo recebimento de propina, com 245 (6,2%).

Formato: PDF
Tamanho: 25 Mb

domingo, 1 de agosto de 2010

Praça de Sergipe é eleita patrimônio da humanidade pela Unesco

Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), tem mais de 400 anos.
Comitê da entidade da ONU realiza reunião em Brasília (DF).

A praça São Francisco, localizada na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, foi eleita patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão, anunciada neste domingo (1) foi tomada em reunião do comitê de patrimônio mundial da humanidade da Unesco, que acontece em Brasília (DF) desde o dia 26 de julho.
Praça São Francisco é o 18º local brasileiro a ser incluído em lista da entidade (Foto: Divulgação)

A candidatura da praça para o posto foi aceita pela entidade em março de 2007. Desde então, foram analisadas as potencialidades do local e suas condições para figurar entre os patrimônios da humanidade.

A praça foi construída há mais de quatrocentos anos no município de São Cristóvão, que foi a primeira capital do estado de Sergipe. O local apresenta influências portuguesas e espanholas. Prédios como o palácio do período colonial e o convento de São Francisco continuam com praticamente a mesma feição de quando foram construídos. O local é palco de manifestações folclóricas e artísticas na cidade.

Segundo o Ministério da Cultura, a praça São Francisco é a 18ª localidade brasileira a figurar entre os patrimônios mundiais da Unesco.
Fonte: G1

Jornal O Estado de SP em PDF, Domingo, 01 de Agosto de 2010

Parcela do Tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566% em oito anos: SÃO PAULO - Antônio Delfim Netto, 82 anos, é um dos economistas mais ouvidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está preocupado com o déficit em conta corrente e culpa o câmbio forte. "O Brasil está levando isso na flauta", diz. Na semana passada, o Banco Central anunciou que as transações do País com o exterior ficaram negativas em US$ 23,8 bilhões no primeiro semestre – valor próximo ao registrado em todo o ano anterior. Para o "czar" da economia na ditadura militar, época do ‘milagre econômico’, o governo é "ineficiente, gastador, e está apropriado por uma burocracia sindical que vive nas suas tetas". Para resolver o problema, defende que as despesas de custeio da máquina pública cresçam abaixo do Produto Interno Bruto (PIB) por 10 anos.

O economista apoia o papel indutor do BNDES, mas afirma ser evidente que houve um subsídio do Tesouro nos empréstimos ao banco, que precisa ser colocado no orçamento. Delfim não acredita que todos os investimentos previstos em infraestrutura, Copa e Olimpíada vão sair do papel. "É uma conta que não cabe dentro do PIB". A seguir, trechos da entrevista ao Estado.

Quais são os principais desafios da economia no próximo governo?

O Brasil está hoje em uma situação muito melhor que no passado recente. Por que a partir de 2003 a coisa mudou? Porque o mundo entrou em expansão. O Brasil ligou seu plugue ao mundo e, de repente, um país que tinha problemas permanentes de financiamento de contas correntes se transformou em credor do FMI. A expansão brasileira não tem nada de especial. E isso medimos pela proporção da exportação em relação ao mundo, que continua perto de 1%. O Brasil nunca fez esforço exportador e continua com uma política cambial devastadora. O País sempre teve dois problemas que abortavam o crescimento: energia e déficit em contas correntes. A oferta de energia está crescendo 4,5% a 5% ao ano, suficiente para uma nação que precisa crescer entre 5% e 6% ao ano. Já o déficit em conta corrente está se restabelecendo e nós estamos levando isso na flauta. Estamos brincando, fingindo que não tem importância. Tem, sim. A história mostra que déficit em conta corrente produz surpresas. Hoje temos US$ 250 bilhões de reservas. Mas isso é muito relativo. Uma boa parte desaparece em pouco tempo se as condições se desintegram.

Principal
Formato: PDF
Tamanho: 55 Mb

Cadernos: Autos & Imóveis
Formato: PDF
Tamanho: 53 Mb

Praça de 400 anos em Sergipe pode ser declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Marcelle Ribeiro - O Globo

SÃO PAULO - Uma praça no interior de Sergipe, construída no final do século XVI e início do século XVII, pode se tornar patrimônio cultural da humanidade, em decisão que será tomada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A praça de São Francisco fica na cidade de São Cristóvão, distante 23 km de Aracaju e primeira capital sergipana. O município é tombado como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é o quarto mais antigo do país.
Praça de São Francisco, em São Cristóvão, pode ser declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Foto: Governo de Sergipe

A praça, que também foi objeto de tombamento individual, é única candidata brasileira em lista que está sendo analisada pela Unesco. A decisão do órgão da ONU deve sair até o fim da tarde deste sábado. Localizada na parte alta da cidade, a praça, que tem mais de 400 anos, apresenta influências portuguesas e espanholas. Os limites da praça são definidos pela Igreja e o Convento de São Francisco, o Museu de Arte Sacra (antiga Capela da Ordem Terceira), a Santa Casa e Igreja de Misericórdia, o Palácio Providencial, e casario antigo. Algumas destas construções datam de 1693. Da praça também é possível apreciar o Museu Histórico.
Praça de São Francisco, em São Cristóvão, pode ser declarada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Foto: Governo de Sergipe

Mas além de ser importante do ponto de vista arquitetônico, a Praça de São Francisco é centro de de manifestações culturais, religiosas e festivas da cidade. É lá que grupos folclóricos como as taieiras , caceteiras e langas se reúnem. No local também são realizados eventos de frevo, forró, serestas, e são comemoradas datas como Carnaval e festas de São João. Segundo o site do governo organizado para promover a campanha pela eleição como patrimônio mundial da Unesco, escritores como Gregório de Matos e Jorge Amado já declararam amor à praça e ao centro histórico da cidade.

A praça de São Francisco vem recebendo melhorias nos últimos anos. O Ministério da Cultura já investiu mais de R$ 770 mil na requalificação do local e também na restauração dos elementos artísticos de outro bem histórico da cidade de São Cristóvão, o Convento Santa Cruz.
Fonte: O globo

Coréia do Sul e Estados Unidos fazem exercícios militares juntos