sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jornal O Dia em PDF, Sabado, 04 de Fevereiro de 2012

'André Gonçalves estava surtado', diz dono de bar sobre confusão
Ator da Globo se envolveu em barraco na saída de noitada em Cabo Frio, na Região dos Lagos - Rio - O ator André Gonçalves, de 36 anos, foi expulso de um bar na madrugada desta sexta-feira, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O caso ocorreu no bar Biroska Chique, na Avenida Américo Vespúcio, na Praia do Forte. De acordo com Douglas Santos, responsável pelo estabelecimento, por volta das 4h30, o artista se descontrolou e atirou um copo de vidro em um barman de 63 anos, que por pouco não foi atingido. "Ele (André) estava surtado. Jogou garrafas no chão e começou a discutir com todos. Disse que era 'o cara' e agrediu verbalmente os clientes. Assim que ele jogou o copo no barman foi prontamente expulso pelos seguranças", disse.

Douglas Santos afirmou ainda que André Gonçalves consumiu cinco doses de tequila. Já o amigo do artista, pagou em dinheiro as cervejas que bebeu. "Mesmo que ele quisesse, não ia deixa-lo pagar a conta. No início ele estava tranquilo, inclusive subiu ao palco e cantou uma música", acrescentou.

Do lado de fora do bar, André e o colega foram agredidos a socos e pontapés por clientes irritados. De acordo com o inspetor Martins, da 126ª DP (Cabo Frio), onde o caso foi registrado, um bombeiro a paisana passava pelo local, retirou o ator da briga e seguia com ele para um posto da PM a cerca de 50 metros do bar. Dez clientes do estabelecimento cercaram André, que, segundo a polícia, agrediu o bombeiro que o ajudava.

O militar revidou a agressão e os dois foram levados à delegacia. Ambos realizaram exame de corpo de delito. André ficou ferido com hematomas e inchaços. Segundo a polícia, o bombeiro vai responder por agressão e o ator foi qualificado no procedimento como vítima, pois foi o único que prestou queixa. André Gonçalves está afastado da televisão desde participação na novela das sete "Morde & Assopra", da TV Globo, como o homossexual Áureo.

Procurado pela reportagem, André Gonçalves não foi encontrado.

Formato: PDF
Tamanho: 22.08 Mb

Jornal O Globo em PDF, Sabado, 04 de Fevereiro de 2012

Com PMs em greve, Bahia enfrenta caos na segurança
Arrastões, saques, mais de 40 assassinatos e até shows suspensos

A greve dos policiais militares da Bahia, que começou na terça-feira, levou o caos às ruas de Salvador e a outras cidades do interior do estado ontem. Houve arrastões, saques a lojas, e até o transporte público foi afetado. Parte do comércio fechou. Líderes grevistas estão dentro da Assembleia Legislativa, e cerca de 300 em volta do prédio, na capital. Desde o começo da greve, já foram registrados 44 assassinatos no estado. Um percussionista do Olodum foi morto ontem de madrugada. Dezenas de shows do pré-carnaval programados para este fim de semana foram cancelados, inclusive um de lvete Sangalo. O governo federal mandou 3.200 homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança para policiar a Região Metropolitana. O governador Jaques Wagner, em pronunciamento na TV, disse estar aberto ao diálogo e avisou que não tolerará desordem. (Págs.1 a 3)

Mantega se complica sobre Casa da Moeda
Pressionado por Dilma, ministro quebra silêncio e admite que cedeu a pressões do PTB na estatal

Uma semana após a demissão de Luiz Felipe Denucci da Casa da Moeda, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, rompeu o silêncio por determinação da presidente Dilma. Negou ter indicado Denucci para o cargo, atribuindo-a ao PTB. Mesmo admitindo que as denúncias contra o executivo não "eram sólidas”, afirmou que Denucci vinha sofrendo “pressão muito forte” do partido, presidido por Roberto Jefferson. (Págs. 1 e 12)

Juristas e até AMB elogiam decisão do STF sobre CNJ (Págs. 1 e 10)

Em BH, polícia acha que marido se matou com 28 facadas (Página 13)

Cuba proíbe viagem de blogueira ao Brasil
Depois de receber o visto do governo brasileiro - segundo fontes do Itamaraty a concessão havia sido dada em comum acordo com o governo de Raúl Castro - e pedir que a presidente Dilma Rousseff intercedesse a seu favor e de outros dissidentes, a blogueira cubana Yoani Sánchez teve seu pedido para viajar ao Brasil negado pelo regime cubano. "Sou uma prisioneira", reagiu Yoani. (Págs. 1 e 35)

Blog do Noblat
O incrível é que ninguém tem coragem de apresentar a "razão oficial" da proibição. Nem mesmo os amigos da Ilha.

Polícia reprime protestos com força no Egito
Com violência e até relatos de disparos de armas, a polícia do Egito reprimiu fortemente novos protestos nas principais cidades, matando cinco e ferindo 1.700. A junta militar atribuiu a instabilidade a “forças estrangeiras””. (Págs. 1 e 33)

Paraty: antes de assalto, iate teve inspeção
Horas antes de ser assaltado, em Paraty, o iate de um médico de Ubatuba passou por uma inspeção da Capitania dos Portos, com rigor fora dos padrões, segundo blogs da região. Para a Marinha, a versão é "distorcida e maldosa". (Págs 1 e 17)

Formato: PDF
Tamanho: 41.85 Mb

Jornal O Estado de SP em PDF, Sabado, 04 de Fevereiro de 2012

Decisão do STF mina 'elitismo do Judiciário', diz corregedora
Com agradecimentos ao "povo brasileiro", a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, considera que a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar e processar juízes é um golpe contra o corporativismo dos magistrados. "Estamos removendo 400 anos de representação elitista no Judiciário", disse a corregedora ao Estado. "A modernidade vai tomando conta dos espaços públicos e deixando engessados os movimentos corporativistas". Para ela, um dos aspectos mais importantes do julgamento foi o fato de ter sido público, o que é "grande aliado contra a corrupção", acabando com a "cultura do biombo". (Nacional - Págs. 1 e A4)

Greve da PM provoca onda de violência na Bahia
A greve da Polícia Militar provocou uma onda de violência na Bahia, com saques, comércio fechado nas grandes cidades e assassinatos. Para tentar controlar a situação, 2.350 integrantes das Forças Armadas estão policiando as ruas. Outros 600 militares são aguardados. A Força Nacional também deve atuar. Dezoito homicídios foram registrados no Estado em menos de sete horas, 15 deles em Salvador. (Cidades - Págs. Cl e C3)

Cuba proíbe blogueira de viajar ao Brasil
Yoani Sánchez, blogueira cubana e colunista do Estado, anunciou ontem no Twitter que o governo de seu país negou a autorização de saída para ela viajar ao Brasil. Sua intenção era acompanhar o lançamento de um documentário na Bahia. “Se todo esse esforço serviu para jogar luz sobre o absurdo migratório em que estamos presos, então valeu a pena”, disse ela, que recebeu o visto brasileiro. (Internacional - Págs. 1 e A20)

México aceita rever acordo automotivo
A presidente Dilma Rousseff e seu colega mexicano, Felipe Calderón, acertaram ontem, num telefonema, que o tratado automotivo entre os dois países, em vigor desde 2002, será renegociado. (Economia - Págs. 1 e B1)

CBF decide deixar Olimpíada de lado
O técnico da seleção, Mano Menezes, disse ontem que a prioridade no primeiro semestre será a equipe principal e a preparação para a Copa de 2014. O time que vai disputar a Olimpíada de Londres ficou em segundo plano. (Esportes - págs. 1 e E2)

Acordo permite por 60 dias volta das sacolinhas
Acordo firmado com a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público obriga supermercados paulistas a fornecer, por mais 60 dias, algum tipo de embalagem aos clientes que forem às compras. (Vida& -Págs.1 e A22)

Pelo menos 3 morrem e tensão cresce no Egito. (Internacional - Págs. 1 e A14)

Casa da Moeda: PTB fez pressão, diz Mantega (Nacional - Págs. 1 e A6)

Celso Ming
A estatização da esmola

Por estranho que pareça, em nossos dias, até mesmo a esmola passou a ser estatal e a depender de receitas tributárias. (Economia - Págs. 1 e B2)

Sergio Fausto
Até quando o silêncio?

Na questão dos direitos humanos em Cuba, a presidente Dilma Rousseff agiu nos limites do bloco de poder que ela representa. (Espaço Aberto - Págs. 1 e A2)

Notas & Informações
Supremo reabilita o CNJ

Ao manter as atribuições do CNJ, o STF deu o primeiro passo para pôr fim à crise do Judiciário. (Págs. 1 e A3)

Formato: PDF
Tamanho: 39,63 MB

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Imagens engraçadas/curiosas - 03/02/2012

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Projeto Orla Pôr do Sol recebe o chorinho da 'Bonde Nós'

Neste sábado, dia 4, o projeto chega a sua 9ª edição, levando boa música ao público e aquecendo ainda mais o verão de Aracaju.

JornaldaCidade.Net

O carnaval se aproxima e o Projeto Orla Pôr do Sol continua cheio de novidades. Turistas e sergipanos poderão aproveitar, mais uma vez, um belo fim de tarde ao som de uma atração local. Neste sábado, dia 4, o projeto chega a sua 9ª edição, levando boa música ao público e aquecendo ainda mais o verão de Aracaju.
E para abrir o mês de fevereiro em grande estilo, a banda ‘Bonde Nós’ traz toda a musicalidade do chorinho, que é considerado o primeiro ritmo popular urbano tipicamente brasileiro. Serão duas horas e meia de muita música, com um repertório que prioriza basicamente o gênero instrumental, mas que também faz um passeio pelos clássicos do samba e da MPB.

Formada por cinco integrantes e com mais de 10 anos de carreira, a banda possui um álbum gravado e lançará até o final de abril o seu segundo CD, este só com músicas autorais. Sempre com muita animação, o grupo já se apresenta regularmente nas noites aracajuanas e, neste sábado, é presença confirmada no projeto.

Realização

O Projeto Orla Pôr do Sol é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). O projeto acontece sempre aos sábados, das 17h às 19h30, na Orla Pôr do Sol, localizada no Mosqueiro. A iniciativa tem como objetivo atrair sergipanos e turistas a esse que se tornou um dos cartões postais mais belos de Aracaju.

Tudo o que precisa é amor


Lista em ordem de aparição:

Eternal Sunshine of the spotless mind. 2004
Jim Carrey Kate Winslet.
40 days and 40 nights. 2002
Josh Hartnett, Shannyn Sossamon.
40 year old virgin. 2005
Steve Carell, Seth Rogan.
Barney's Version. 2010
Paul Giamatti, Macha Grenon
Couples Retreat. 2009
Vince Vaughn, Jason Bateman
Dumb and Dumber. 1994
Jim Carrey, Jeff Daniels
40 year old version. 2005
Crazy Stupid Love. 2010
Steve Carrell, Ryan Gosling
40 days and 40 nights. 2002
One day. 2011
Anne Hathaway, Jim Sturgess
Scott pilgram vs the world. 2010
Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead.
Its kind of a funny story. 2010
Keir Gilchrist, Zach Galifinakis
Bridget Jones Diary. 2001
Renee Zallwager, Colin Firth
Chasing Amy. 1997
Ben Affleck, Joey Lauren Adams
Lost in Translation. 2003
Scarlett Joahanssan, Bill Murray
the English Patient. 1996
Ralph Fiennes, Juliet Binoche
Failure to Launch. 2006
Matthew McConaughey, Sarah Jessica Parker
Barney's Version. 2010
Forest Gump. 1994
Tom Hanks, Rebecca Williams
The notebook. 2004
Ryan Gosling, Rachele McAdams
Blue Crush. 2002.
Kate Bosworth, Michelle Rodriguez
Superman Returns. 2007
Brandon Routh, Kate Bosworth
Meet Joe Black. 1998
Brad Pitt, Anthony Hopkins
Eternal Sunshine Of The Spotless Mind.
Forest Gump.
Goodwill Hunting. 1997
Robin Williams, Matt Damon
Eternal Sunshine Of The Spotless Mind.
Submarine. 2010
Craig Roberts, Sally Hawkins
Pride and Prejudice. 2005.
Keira Knightly, Carrey Mulligan
500 Days Of Summer. 2009
Zooey Deschanel, Joseph Gordon- Levitt
Smart People. 2008
Dennis Quaid, Sarah Jessica Parker
40 days and 40 nights.
Meet Joe Black.
Clueless. 1995
Alicia Silverstone, Stacy Dash
Adventure Land. 2009
Jesse Eisenberg, Kristen Stewart
Land Of The Lost. 2009
Will Farell, Danny McBride
Bridget Jones Diary.
Perfect Opposites. 2004
Martin Henderson, Piper Perabo
Forest Gump.
Tamara Drewe. 2010
Gemma Arterton, Luke Evans
Bridget Jones Diary.
Definitely,Maybe. 2008
Ryan Reynolds, Rachele Weisz
Knocked Up. 2007
Seth Rogen, Katharine Heigl
Failure to Launch.
Blue Crush.
The Curious Case Of Benjamin Button. 2008
Brad Pitt Cate Blanchett
One Day.
Eternal Sunshine Of The Spotless Mind.
The Curious Sunshine Of Benjamin Button.
Eternal Sunshine Of The spotless Mind.
The Curious Case Of Benjamin Button.
End Scenes.

Edited By: Marcus Hanger

Eita povo barbeiro do cabrunco!!!!!

Melhores imagens da semana - 03/02/2012

Frio extremo atinge a Europa

Veja - Edição 2254 | 01/02/2012

Placar - Edição 1363

Acidente grave provoca morte em frente a Universidade

O veículo desgovernado atropelou duas pessoas
Na manhã dessa sexta-feira, 03, um acidente grave foi registrado na Avenida Murilo Dantas, bairro Farolândia. Um carro perdeu o controle enquanto trafegava pela avenida e subiu a calçada, atingindo duas pessoas que passavam pela calçada de universidade particular que fica no local. Com a batida uma mulher faleceu e o homem que estava com ela foi encaminhado em estado grave ao Hospital São Lucas.
Segundo testemunhas o carro bateu no muro sem frear (Fotos: Portal Infonet)

De acordo com populares, o acidente ocorreu por volta das 9h quando a bacharel em direito Mônica Gama de Souza caminhava em companhia de Márcio Silva Siqueira. Os dois foram surpreendidos pelo carro, um veículo Gol Trend vermelho e placas OEM 0409. Com a batida os dois foram lançados a certa distância do carro. Márcio Siqueira caiu desacordado. O homem, que também é aluno da instituição, foi levado para o hospital em estado grave.
Após bater, a motorista entrou em estado de choque

Mônica Gama, vítima fatal do acidente, sofreu lesões gravíssimas e veio a óbito no local. Ela ficou com o rosto completamente desfigurado e parte do crânio foi afundada com o impacto. O impacto violento fez com que partes de órgãos da mulher fossem jogados para fora do corpo.
A mãe da vítima teve que ser amparada

Segundo Clóvis José Santos, motorista que vinha atrás da condutora que perdeu o controle e atropelou as duas vítimas, o carro não estava em alta velocidade quando perdeu o controle. “Ela vinha no máximo a 40 km, de repente ela acelerou e bateu, foi muito brusco”, relata o motorista. Pessoas que testemunharam o acidente também afirmam que tudo aconteceu de forma inesperada. A motorista do carro foi identificada como Kelly Nicolau dos Santos.

As pessoas confirmam que a motorista não vinha em velocidade, mas de forma repentina o carro desgovernou e invadiu o espaço de pedestres. A batida foi tão violenta que o carro derrubou parte do muro da universidade, após atingir as duas vítimas.

O reitor da instituição, Jouberto Uchoa lamentou a perda da estudante e falou sobre o acidente. “A garota vinha à instituição e esse acidente acontece. É triste, mas é a vontade de Deus, só podemos lamentar”, diz o reitor.

A motorista foi levada para a Delegacia de Delitos de Trânsito em estado de choque e não conseguia falar a respeito do ocorrido. A mãe de Mônica Gama também chegou ao local do acidente e ficou muito abalada ao ver o corpo da filha. O Instituto Médico Legal chegou ao local do acidente por volta das 10h.

A assessoria do Hospital São Lucas informou ao Portal Infonet que Mário Siqueira está bem. Ele tem um corte longo na cabeça e uma pequena fratura no cotovelo, mas está consciente e medicado.

Por Caio Guimarães e Kátia Susanna

* A matéria foi alterada às 11h53 para acréscimo de informações sobre o estado de saúde de uma das vítimas
Fonte: Infonet

Vida e Saúde (2012-02)

Jornal O Dia em PDF, Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

Joel Santana perto de voltar para o Fla para apagar incêndio e vexame
Técnico vai para a quinta passagem pelo Rubro-Negro

Rio - Acostumado a apagar incêndios com seu jeitão conciliador, Joel Santana assumirá o comando do Flamengo pela quinta vez em sua carreira. O desejo do treinador de retornar ao clube era enorme, por causa da eliminação vexatória da Libertadores, diante do América do México, em sua despedida do Rubro-Negro em 2008. A primeira passagem do Papai pela Gávea aconteceu em 1996. No ano anterior, centenário do Rubro-Negro, ele comandou o Fluminense na inesquecível final do Carioca, cujo título foi decidido pelo gol de barriga de Renato Gaúcho - por coincidência, Vanderlei Luxemburgo era o técnico do Fla.

Joel começou muito bem sua relação com o Flamengo. Conquistou, de maneira invicta, o Campeonato Carioca de 1996. No Brasileirão, a equipe não manteve o bom desempenho, e ele acabou sendo demitido faltando apenas duas partidas para o fim da temporada.

Em 1998, Joel Santana voltou ao Rubro-Nego para assumir o lugar de Paulo Autuori, mas não conseguiu fazer a equipe render e deixou o clube após apenas 27 partidas.

Joel também viveu dias de herói na Gávea quando dirigiu a equipe pela terceira vez. Em 2005, ele foi contratado com o time praticamente rebaixado, faltando apenas nove rodadas para o fim do Brasileiro. A estrela do técnico brilhou e ele conseguiu salvar o Flamengo com uma campanha impecável. Foram seis vitórias e três empates. Depois da façanha, o Papai se transferiu para o Vegalta Sendai, do Japão.

A mais recente e marcante passagem de Joel pelo Rubro-Negro aconteceu entre os anos de 2007 e 2008. No começo, tudo correu às mil maravilhas. O treinador chegou ao clube com o Brasileirão em andamento e, com uma arrancada fantástica, tirou o time da zona de rebaixamento e classificou-o para a Libertadores.

No início de 2008, o técnico levou o Flamengo ao título do Carioca, mas o que parecia um sonho acabou virando um pesadelo três dias após a conquista. Em seu jogo de despedida - ele já havia acertado para dirigir a seleção da África do Sul - o Rubro-Negro foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo América do México, em pleno Maracanã, com uma derrota por 3 a 0. Agora, Joel quer voltar e dar o título continental para a Nação.

Patricia Amorim chora e se desculpa. Luxa aconselha

A presidente Patricia Amorim pediu desculpas a Vanderlei Luxemburgo por não ser tão forte quanto ele dizia. Ao chorar, ouviu dele que precisava tomar cuidado com quem a cerca. O encontro saiu da emoção para a frieza quando entraram na sala o vice geral, Hélio Ferraz, e o de finanças, Michel Levy, maior desafeto de Vanderlei na diretoria rubro-negra.

Enquanto estavam Vanderlei, com roupa de treino, Patricia e Márcio Silva, braço direito do treinador, o técnico deu o exemplo do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, que bancou Tite e foi campeão brasileiro.

Levy tentou ser político e disse a Vanderlei que gostava dele. Mas, ao começar a citar alguns fatos que teriam pesado para a decisão, foi interrompido pelo treinador, que pediu: “Vamos ser práticos”.

A multa rescisória de R$ 4 milhões não esteve em pauta. Nesta sexta-feira, os representantes jurídicos dos dois lados começam a discutir o assunto.

“Existe a multa, é alta, seria bom se pudéssemos investir em pagamento de dívidas, investir no elenco. Mas está no contrato. Cumpra-se”, decretou Patricia.

O diretor de futebol, Luiz Augusto Veloso, pediu para deixar o cargo em reunião realizada pela manhã na casa de Hélio Ferraz.

“A ficha caiu e pensamos no que era melhor para o Flamengo”, concluiu a dirigente.

Formato: PDF
Tamanho: 26.24 Mb

O grande congelamento

Jornal O Globo em PDF, Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

STF devolve ao CNJ poder de investigar e punir juízes
Decisão por seis a cinco mostrou divisão do tribunal, mas esvazia crise

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o direito de iniciar investigação contra juízes por desvio de conduta, independentemente de ações nas corregedorias dos tribunais estaduais. Em dezembro, o ministro Marco Aurélio Mello dera liminar restringindo a investigação às corregedorias. O CNJ só poderia atuar em caso de omissão dos órgãos locais. A decisão de ontem reduz a tensão entre o tribunal e o CNJ. Durante a sessão, o relator Marco Aurélio Mello e os demais ministros que queriam limitar a atuação do CNJ chegaram a propor um acordo, mas a maioria não concordou. O Supremo também decidiu sobre outras normas do CNJ e liberou, por exemplo, que o julgamento de juízes seja aberto. (Págs. 1, 3 e 4)

Servidor suspeito de movimentação milionária cuidou de licitações no TRT do Rio. (Págs. 1 e 9)

Egito: tragédia do futebol reacende revolta
Explosão de violência deixa mais 440 feridos e junta militar é alvo de críticas

O violento confronto de torcidas na cidade egípcia de Port Said, que matou 74 pessoas, transferiu-se do estádio para a Praça Tahir, o epicentro da Revolução do Nilo, numa nova eclosão de revolta e caos. Policiais dispersaram manifestantes com gás lacrimogêneo, deixando mais de 440 feridos. A junta militar que governa o país foi alvo de críticas por falhar na tarefa de garantir a estabilidade à transição. O primeiro-ministro Kamal al-Ganzouri assumiu a responsabilidade política pelos confrontos. (Págs. 1 e 33)

Conflito no Paraguai é iminente
Os sem-terra paraguaios planejam para hoje as primeiras invasões de fazendas de brasileiros em Ñacunday, relata Flávio Freire. Brasileiros estocam munição; paraguaios exibem machados e facões. (Págs. 1 e 17 e editorial "Brasiguaios são desafio ao Itamaraty")

É carnaval!
Após três anos preso, o ex-banqueiro Cacciola aparece em festa pré-carnavalesca. Interdições para blocos começam amanhã. (Págs. 1 e Joaquim Ferreira dos Santos)

Seguro de prédios não cobre desabamento
As apólices de seguro dos edifícios Liberdade e Colombo, que ruíram no Centro, não cobrem desabamento, mas apenas incêndio, queda de raio e explosão. Mesmo assim, os condomínios pretendem pleitear indenizações às seguradoras, o que sinaliza uma futura batalha jurídica. (Págs. 1 e 18 a 20)

Minc: Cais do Porto tem '100% de explosividade' (Págs. 1 e 20)

Negromonte cai, mas o PP fica nas Cidades
Nono a sair e sétimo ministro do governo Dilma a cair por suspeitas de irregularidades, Mário Negromonte deixou o Ministério das Cidades, mas seu PP continuará comandando a pasta. Assumirá o hoje líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, da Paraíba, que responde a ações no STF e indicou a cidade administrada por sua mãe para receber verbas. (Págs. 1, 12 e 13)

Até PMDB quer que Mantega explique troca na Casa da Moeda (Págs. 1 e 10)

Propagação do Alzheimer é descoberta
A forma como o Alzheimer se propaga no cérebro humano acaba de ser descoberta por cientistas americanos. Como numa infecção, proteínas alteradas passam de célula a célula. O achado pode revolucionar a terapia. (Págs. 1 e 36)

'Dilma veio com carteira aberta e olhos fechados'
No Twitter, a blogueira Yoani Sánchez disse que nas ruas de Havana o comentário é que Dilma foi a Cuba "com a carteira aberta e os olhos fechados", em alusão às parcerias comerciais e à falta de menção aos direitos humanos. (Págs. 1 e 35)

Leilão de privatização de aeroportos atrai pelo menos 11 grupos (Págs. 1 e 32)

Formato: PDF
Tamanho: 42,66 MB

Melhores imagens de esporte da semana - 03/02/2012

Jornal O Estado de SP em PDF, Sexta, 03 de Fevereiro de 2012

Em votação apertada, STF mantém poder do CNJ
Conselho recebe aval para investigar magistrados sob suspeita sem esperar decisão de corregedorias

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ),com o aval da maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), pode abrir processos contra magistrados suspeitos de irregularidades. Para isso, os conselheiros não precisam esperar as investigações das corregedorias dos tribunais de Justiça ou justificar a decisão. Essa era, até o fechamento da edição, a posição de 6 dos 11 ministros da Corte, que votaram por manter os poderes do CNJ intactos. Para esse placar, o voto da ministra Rosa Weber, que assumiu a cadeira no STF no dia 19 de dezembro, foi decisivo; A ministra recém-chegada ao Supremo votou por manter o poder do Conselho de processar magistrados, driblando o corporativismo que atinge algumas corregedorias de tribunais locais e que motivou a criação do CNJ, em dezembro de 2004. Até Rosa Weber proferir seu voto, o tribunal estava dividido. (Págs. 1 e Nacional A4)

Liminar para SP ainda vale

A decisão do STF mantém suspensa a inspeção na folha de pagamentos do TJ de SP e na declaração de bens de magistrados. (Págs. 1 e Nacional A4)

Ministro das Cidades cai; substituto favoreceu família
O deputado Mário Negromonte (PP) cumpriu o script acertado com o Palácio do Planalto e entregou ontem o cargo de ministro das Cidades. Com a saída, chega a sete o número de ministros da presidente Dilma Rousseff a cair sob suspeita de irregularidades. Seu substituto será o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro - que, assim como Negromonte, direcionou programas para beneficiar politicamente sua família. Em maio de 2011, o líder do PP enviou, como revelou o estadão.com.br, uma indicação para Negromonte incrementar o programa Minha Casa, Minha Vida em Pilar (PB), município administrado por sua mãe, Virgínia Borges. O Ministério das Cidades é responsável pelo programa. Além disso, conforme o Estado revelou ontem, ele destinou cerca de R$ 800 mil em emendas para Campina Grande (PB), onde sua irmã é candidata a prefeito. "Isso não tem o menor fundamento", disse Ribeiro. (Págs. 1 e Nacional A5 e A6)

Mário Negromonte
Ex-ministro das Cidades

"Atribuo minha queda a problemas políticos, a brigas internas regionais no partido"

11 consórcios se inscrevem em leilão de aeroportos
Onze consórcios entregaram ontem propostas econômicas e as garantias para o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasilia, marcado para segunda-feira. Para arrematar os terminais, eles terão de pagar, no mínimo, R$ 5,4 bilhões à União nos próximos anos. Apesar da entrega da documentação, não há certeza de que todos participarão. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

'Guerra do futebol' sacode o Egito
O ataque de torcedores do Masry contra rivais do Al-Ahly num estádio de Port Said, que deixou mais de 70 mortos, atirou o Egito em novo caos político. Houve choques entre manifestantes e a polícia na Praça Tahrir. Torcedores do Al-Ahly acusam o governo pelo ataque – teria sido vingança por sua participação na derrubada do ditador Hosni Mubarak. (Págs. 1 e Internacional A8 e A9)

País eleva tom em negociação com o México
O fraco desempenho das exportações levou o governo brasileiro a elevar o tom nas negociações com o México para ampliação de um acordo comercial. Nos bastidores, auxiliares da presidente Dilma Rousseff chegam a ameaçar o país com o rompimento do tratado automotivo, em vigor desde 2002, conforme revelou Sonia Racy na edição de terça-feira na coluna Direto do Fonte. (Págs. 1 e Economia B4)

Foto-legenda: Despejo no centro
Após reintegração de posse de prédio na esquina das Avenidas Ipiranga e São João, no centro, móveis foram colocados na calçada. (Págs. 1 e Cidades C5)

Anvisa aprova 1º stent farmacológico nacional (Págs. 1 e Vida A12)

Imposto: Prêmio tributado
O engenheiro de música Enrico De Paoli conquistou o Grammy Latino 2011 de melhor álbum de Musica Popular Brasileira pelo trabalho em Ária, de Djavan. Em casa, recebeu, além da estatueta, um comprovante de recolhimento de 60% de imposto de importação e de 15% de ICMS para o Estado do Rio. O troféu saiu por R$ 66. (Págs. 1 e Economia B5)

Fernando Gabeira
Ano de eleições municipais

As cidades que comparecem às urnas estão mais amadurecidas para participar de um tipo mais inteligente de governo. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

Dora Kramer
Paparicando

O prefeito Gilberto Kassab pode bajular quem quiser, mas não pode dar seguimento a seus projetos à custa do patrimônio público. (Págs. 1 e Nacional A6)

Notas & Informações
México, déficit e vodu

Romper o acordo com o México é tão racional quanto espetar uma agulha num boneco de vodu. (Págs. 1 e A3)

Formato: PDF
Tamanho: 23,79 MB

Coal

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jornal O Dia em PDF, Quinta, 02 de Fevereiro de 2012

Flamengo vence o Potosí e vai à fase de grupos da Libertadores:
Rio - Foi mais sofrido do que o esperado, mas o Flamengo está na fase de grupos da Libertadores. A equipe rubro-negra bateu o Real Potosí por 2 a 0 no Engenhão nesta quinta-feira e amenizou, ao menos por enquanto, a crise que cerca o clube desde o início do ano. Léo Moura e Ronaldinho fizeram os gols do Mengão.

Agora, o time ficará no Grupo 2 da principal competição sul-americana. Os adversários serão o Lanús, da Argentina, Emelec, do Equador, e Olimpia, do Paraguai. A estreia é no dia 15 de fevereiro, contra a equipe argentina, fora de casa.

Primeiro tempo avassalador

Precisando da vitória, o Flamengo assumiu o comando da partida logo no começo, muito por conta da postura extremamente defensiva do Potosí, que se entricheirou no próprio campo, abdicando do ataque e marcando forte a equipe rubro-negra.

Diante da retranca, o time de Vanderlei Luxemburgo precisou de lampejos de Ronaldinho para ameaçar o gol boliviano. O primeiro foi logo aos cinco minutos, quando o craque fez belíssimo lançamento para Léo Moura, que cruzou para o meio, mas Deivid não alcançou a bola. Na jogada seguinte, o lateral-direito foi novamente acionado pela direita e cruzou na cabeça de R10, que jogou para fora. Com total domínio da posse de bola, o Rubro-Negro continuava impondo seu jogo, mas esbarrava em erros de passes de seus meio-campistas e na atuação apagada de Bottinelli. Entretanto, quando a equipe começava a ficar nervosa com a dificuldade em penetrar na defesa do Potosí, o argentino começou a aparecer para o jogo.

Aos 32 minutos, bela trama do ataque rubro-negro. Ronaldinho tocou para Botinelli, que ajeitou de peito para Renato. O meia devolveu de letra para o argentino, que chutou forte de canhota, mas a bola foi para fora. Três minutos depois, El Pollo deu bom passe para Deivid, que chutou em cima do goleiro. Logo depois, o hermano recebeu na entrada da área, limpou o zagueiro e bateu no canto esquerdo, mas a bola passou raspando a trave.

Tanta insistência foi recompensada aos 39 minutos. Bottinelli sofreu falta lateral perto da área. Ronaldinho cobrou na cabeça de Léo Moura, que contou com desvio do zagueiro para abrir o placar para o Flamengo: 1 a 0.

Nervosismo ameaça classificação

O Rubro-Negro iniciou a segunda etapa ainda no comando, mas o Potosí, agora em desvantagem, não demorou para se arriscar mais no ataque. O técnico da equipe boliviana, Victor Zwenger, colocou o atacante Sebastian Pol no lugar do volante Ovando e mandou os bolivianos para a frente.

Combinado à postura mais ofensiva do Potosí, o nervosismo do Flamengo fez com que a equipe passasse por sustos. O time começou a errar muitos passes e não dar sequência às jogadas de ataque. Com isso, os bolivianos tiveram chances. A melhor delas foi aos 32 minutos, quando Bittes aproveitou cruzamento na área para cabecear colocado. A bola passou perto do canto esquerdo de Felipe.

A reação do Potosí, entretanto, sofreu um golpe no minuto seguinte, quando o zagueiro Centurion foi expulso. Cansado, o time boliviano não conseguiu mais chegar ao ataque e passou a dar espaço para o Flamengo.

Assim, coube à equipe carioca matar o jogo. Aos 47 minutos, Léo Moura, o melhor em campo, fez belo lançamento para Ronaldinho, que deu belo drible no zagueiro antes de colocar a bola no canto esquerdo do goleiro Lapczyk, garantindo a classificação rubro-negra.

Formato: PDF
Tamanho: 22.88 Mb

Jornal O Globo em PDF, Quinta, 02 de Fevereiro de 2012

Presidente do STF: degradar o Judiciário leva à barbárie
Supremo começa julgamento sobre poder do CNJ, mas adia conclusão para hoje

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, fez ontem defesa contundente do Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside, negando a existência de uma crise no poder. Na reabertura do ano judiciário, e no mesmo dia em que o STF começou a julgar o poder do CNJ de punir juízes antes de investigação das corregedorias regionais, Peluso afirmou que a corrupção deve ser combatida sem tréguas. "Só uma nação suicida ingressaria voluntariamente em um processo de degradação do Judiciário", discursou, acrescentando que isso aniquilaria a segurança jurídica e levaria à barbárie. Para o presidente do STF, as cortes têm o dever de enfrentar as pressões impróprias, uma "manifestação de autoritarismo e desrespeito à convivência democrática". O discurso de Peluso provocou reações de apoio e contrárias. O STF adiou para hoje a conclusão do julgamento sobre o poder de investigação do CNJ. (Págs. 1, 3 e 4)

Briga no futebol mata 74 no Egito
Torcedores de time vencedor invadem campo e investem contra jogadores e torcida rivais

Num país marcado pela violência no futebol e em estado de emergência desde a queda do ex-ditador Hosni Mubarak, o confronto entre torcedores do Al Masry e do Al Ahly matou 74 pessoas e feriu 188, segundo dados oficiais do governo do Egito - de acordo com a TV AlJazeera - são mais de mil feridos. Os distúrbios começaram quando torcedores do Al Masry, após a vitória do time por 3 a 1, invadiram o campo, com facas e outras armas. perseguindo jogadores do Al Ahly, entre eles o brasileiro Fábio Júnior, ex-Flamengo. Em seguida, investiram contra a torcida rival. Havia pouco policiamento. A Irmandade Muçulmana acusou partidários do ex-ditador pela violência. O novo Parlamento convocou uma sessão de emergência. (Págs. 1 e Caderno de Esportes)

EUA: Romney diz não se preocupar com os pobres
Tachado de elitista, o pré-candidato republicano Mitt Romney, que venceu as primárias da Flórida, foi muito criticado ontem, ao dizer que não se preocupa com os pobres: "Minha prioridade é a classe média, os aposentados e os que não conseguem emprego." A campanha de Obama reagiu rapidamente. (Págs. 1, 31 e editorial "Republicanos temem 'fogo amigo')

Goteiras do Aeroporto do Galeão chegam à maioridade (Págs. 1 e 20)

Testemunha viu parede externa de prédio cair
Uma testemunha localizada pelo GLOBO viu da janela em frente, todo o desabamento no Centro. Segundo Otonjel Bonfim, antes de o edifício ruir, uma parede caiu na metade do prédio de 20 andares, abrindo um buraco. Um vídeo mostrado na TV Globo revela montanhas de entulho de obras no nono andar. (Págs. 1 e 14 a 19)

Seguro morreu de velho
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, pediu que seja feita uma vistoria no prédio da Central, onde trabalha. Síndico do edifício, ele está preocupado com as más condições do imóvel. (Págs. 1 e 18)

PF investiga vazamento no pré-sal
A Polícia Federal e o Ministério Público abriram inquéritos sobre o vazamento de óleo num poço do pré-sal da Petrobras, na Bacia de Santos. A Marinha diz que a mancha é de 70km². O presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, minimizou o acidente. (Págs. 1 e 23)

Formato:PDF
Tamanho: 46.73 Mb

Jornal O Estado de SP em PDF, Quinta, 02 de Fevereiro de 2012

Presidente do STF diz que degradar Judiciário é 'suicídio'
Em discurso, Peluso admite que a Justiça não é invulnerável à corrupção, mas afirma que é o Poder que mais se fiscaliza e classifica de 'impróprias' as pressões sobre juízes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, rebateu ontem as críticas ao Judiciário, acusado de corporativismo e de dificultar a investigação sobre magistrados suspeitos. "Só uma nação suicida ingressaria voluntariamente em um processo de degradação do Poder Judiciário", afirmou Peluso, em discurso de 38 minutos, na abertura dos trabalhos do STF. Peluso admitiu que a magistratura; não é invulnerável à corrupção, mas afirmou que o Judiciário é o Poder que mais se fiscaliza. Ele classificou como “impróprias" e “tendentes a constranger juízes e ministros" as pressões exercidas contra magistrados. O julgamento no STF que delimitaria o poder do Conselho Nacional de Justiça foi suspenso ontem e prosseguirá hoje. (Págs. 1 e Nacional A4 e A6)

Cezar Peluso
Presidente do STF

"Esse caminho nefasto (crise no Judiciário) conduziria a uma situação de quebra da autoridade ética e jurídica das decisões judiciais que, aniquilando a segurança jurídica, significaria retorno à massa informe da barbárie"

Briga de torcidas mata 73 no Egito
Pelo menos 73 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas em distúrbios entre torcedores num jogo do campeonato egípcio entre o Al Ahly e o Al Masry, em Port Said. Após vitória de virada por 3 a 1 sobre o Al Ahly, a torcida do Al Masry invadiu o gramado e agrediu os jogadores adversários. Testemunhas disseram que as mortes foram causadas por bombas. "Todos os jogadores foram brutalmente agredidos. Ficamos presos no vestiário, e o nosso técnico não está conosco agora", relatou Ahmed Fathi, lateral-direito do Al Ahly time que conta com o brasileiro Fábio Júnior. (Págs. 1 e Esportes E6)

Declaração de Dilma em Cuba frustra ativistas
Entidades internacionais de direitos humanos criticaram a presidente Dilma Rousseff por ter evitado abordar a situação dos direitos humanos em Cuba. Para a Anistia Internacional, as declarações de Dilma foram "frustrantes". A dissidente cubana Yoani Sánchez, colunista do Estado, disse à radio Estadão ESPN que ficou "decepcionada" com a atitude de Dilma. (Págs. 1 e Nacional A8)

Kassab dá área no centro ao Instituto Lula
Em meio às investidas do PSD para compor aliança com o PT nas eleições municipais, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) enviou projeto à Câmara propondo a cessão de uma área da Prefeitura, no centro da cidade, ao Instituto Lula. O terreno fica na Rua dos Protestantes, dentro do perímetro da Nova Luz, projeto urbanístico que prevê a revitalização de 45 quarteirões. (Págs. 1 e Nacional A10)

Negromonte diz a PP que deixa hoje o governo
Demitido pela presidente Dilma Rousseff, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, avisou seu partido, o PP, que deixa hoje o governo. Um dos cotados para o cargo é Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Líder da bancada da Câmara, Ribeiro favoreceu no Orçamento de 2012 o reduto eleitoral da irmã, a deputada estadual Daniella Ribeiro, pré-candidata em Campina Grande. (Págs. 1 e Nacional A9)

Petrobras capta US$ 7 bi no exterior
A Petrobras captou US$ 7 bilhões em bônus no exterior, surpreendendo até mesmo os bancos coordenadores. A demanda veio principalmente da Europa e da Ásia. (Págs. 1 e Economia B1)

Multa por acidente no pré-sal será de R$ 50 mi (Págs. 1 e Vida A15)

UE vai pressionar Brasil sobre Síria e Irã (Págs. 1 e Internacional A11)

Demétrio Magnoli
A cota de Cardozo

Ao estabelecer cotas para a concessão de vistos a haitianos, o ministro da Justiça curva-se a reações preconceituosas das marcas social e de cor. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

Notas & Informações
Dilma desandou

Ela merece ser criticada por tentar justificar seu silêncio em face da política dos irmãos Castro. (Págs. 1 e A3)

Formato: PDF
Tamanho: 28.51 Mb

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Jornal O Dia em PDF, Quarta, 01 de Fevereiro de 2012

'Não acharam indícios de sabotagem', diz delegado que investiga caso 'Xanadu'

O rompimento dos cabos que provocou o acidente durante o musical ‘Xanadu’ interrompeu o voo dos atores no espetáculo. A cena de aproximadamente 4 minutos, na qual os personagens de Danielle Winits e Thiago Fragoso planavam sobre a plateia cantando o romance do casal, será modificada na reestreia da peça, dia 9. De acordo com a assessoria do evento, a ação com cabos ficará suspensa até a conclusão do laudo pericial, que indicará as causas do acidente. O resultado deve sair em 20 dias.

Segundo o delegado Thales Braga, da 14ª DP (Leblon), os peritos informaram que os cabos partiram no mesmo local: “Não acharam indícios de sabotagem. Estamos checando as falhas humanas e técnicas”. Hoje, a produção do espetáculo se reunirá com o diretor Miguel Falabella e Winits. Eles vão discutir a alteração da cena e o reinício dos ensaios com a participação de Falabella e de Danilo Timm, que substituirá Thiago no musical. O ator continua internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá. Os médicos devem fazer nova avaliação hoje para decidir se o artista precisará de cirurgia para realinhar uma das costelas.

Ontem, Danielle almoçou em restaurante no Leblon e seguiu para a casa da mãe. Ao sair, a atriz cobriu o ferimento na boca com a mão. Segundo sua assessoria, ela vai passar alguns dias descansando e só retornará ao trabalho semana que vem. Ela será ouvida pela polícia ainda nesta semana.
Os atores foram instruídos a não falar até o fim das investigações. “Vou me reservar e não falar sobre o acidente. É um momento triste e delicado, que envolve a saúde física e mental de todos. Aguardo ansioso a recuperação deles”, disse o cantor Sidney Magal, que faz parte do elenco.

Ontem, muitas pessoas foram resgatar o valor pago pelo ingresso (entre R$ 40 e R$ 150) na bilheteria do Teatro Oi Casa Grande, Leblon . “Foi um susto enorme. Só vi quando o Thiago Fragoso gritou um palavrão e caiu. Acenderam as luzes imediatamente, mas ninguém do teatro deu satisfação”, contou a psicóloga Lúcia Carvalho.

Crea vistoria equipamento

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) vai vistoriar hoje o equipamento usado no voo, que está no Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Segundo o vice-presidente do Crea, Jaques Sherique, o teatro foi notificado e terá que apresentar responsáveis pela parte mecânica e técnica. “A Set Cavalheiros FX não tem registro no Crea do Rio. Aqui nem o teatro nem a produtora tinham engenheiros”, afirmou.

Formato: PDF
Tamanho: 19,79 MB

Jornal O Globo em PDF, Quarta, 01 de Fevereiro de 2012

Em Cuba, Dilma cita apenas EUA sobre direitos humanos
Presidente critica Guantánamo e diz que todos têm telhado de vidro

Antes de almoçar em Havana com o presidente Raul Castro e de visitar o ex-líder cubano Fidel Castro, 12 dias após a morte de um preso político em greve de fome, a presidente Dilma Rousseff preferiu criticar os EUA ao abordar a questão dos direitos humanos. Dilma citou a situação dos presos sem julgamento na base americana de Guantánamo, e disse que todos os países têm telhado de vidro em relação ao tema, incluindo o Brasil. "Ninguém pode atirar a primeira pedra. Concordo em falar de direitos humanos sob uma perspectiva multilateral." Segundo Dilma, o assunto não pode servir de arma de combate ideológico. Decepcionados, dissidentes disseram que Dilma perdeu a oportunidade de condenar os abusos e criticaram a comparação com Guantánamo. "É hipocrisia", disse o economista Oscar Chepe. (Págs. 1 e 29)

Foto legenda: Dilma tapa a boca ao conversar com Raul: presidente brasileira preferiu criticar Guantánamo ao abordar a questão de direitos humanos.

Funcionário de prédio ouvia estalos
Relato foi feito, segundo irmã, dias antes do desabamento na Cinelândia

Os sinais de que havia algo errado com o Edifício Liberdade, que desabou matando 17 pessoas, não passaram despercebidos pelo analista de sistemas Daniel Amaral, de 26 anos. A amigos, ele disse, dias antes da tragédia, que vinha escutando estalos nas paredes. O relato foi feito, durante seu enterro, por sua irmã. Um vídeo inédito, no site do GLOBO, mostra que os pedestres tiveram tempo de olhar os primeiros escombros caindo. (Págs. 1, 13 e 14)

Óleo vaza em área do pré-sal da Petrobras
Um acidente em um poço da Petrobras na Bacia de Santos, a 300 quilômetros da costa de São Paulo, causou o primeiro vazamento de petróleo no pré-sal. A estatal informou que o vazamento, de 25 mil litros, foi contido. A empresa e a ANP dizem que não há risco de o óleo chegar às praias. As ações da companhia caíram 0,81%, num dia em que a Bolsa subiu 0,48%. (Págs. 1 e 21)

Ancelmo Gois: Poço de Eike pode ter 'meio Tupi'
O poço OGX-63, que Eike Batista descobriu na Bacia de Santos, pode ter de 3 bilhões a 4 bilhões de barris de petróleo, ou meio Tupi. (Págs. 1, 16 e 17)

Ex-dirigente da Casa da Moeda acusa PTB
Demitido da presidência da Casa da Moeda no último sábado, sob suspeita de receber propina, Luiz Felipe Denucci alega ser alvo de intrigas do próprio PTB, que o indicou para o cargo, por não "criar facilidades". Ele enviou carta ao Ministério da Fazenda, que se manteve em silêncio. (Págs. 1 e 3)

Tarifas de embarque vão subir 4,4%
Os passageiros que embarcarem para o exterior partindo de aeroportos problemáticos como o Galeão pagarão 4,4% a mais. A taxa, uma das mais caras do mundo, passará a R$ 38,19. As tarifas domésticas também subirão. (Págs. 1 e 21)

Enquanto isso, nas barcas...
A passagem subirá para R$ 4,10 – um aumento de 60,7%. O subsídio do estado que limita ao usuário um reajuste de 10,7% (para R$ 3,10) só vale para quem tem RioCard ou Bilhete Único. (Págs. 1 e 15)

Município do Rio já tem 6 casos de dengue do tipo 4 (Págs. 1 e 17)

Governo Federal quer Lei Seca mais rígida (Págs. 1 e 12)

Formato: PDF
Tamanho: 12,10 MB

Jornal O Estado de SP em PDF, Quarta, 01 de Fevereiro de 2012

Dilma poupa Cuba e diz que todos têm 'telhado de vidro'
Como Lula, presidente evita mencionar a situação dos direitos humanos na ilha e critica os EUA por Guantánamo

Em sua visita a Cuba, a presidente Dilma Rousseff repetiu o comportamento de Lula, seu antecessor: esquivou-se de criticar a ditadura dos irmãos Castro e atacou os críticos do regime comunista principalmente os EUA, ao dizer que "todos têm telhado de vidro”, informa Lisandra Paraguassu, enviada especial. Dilma afirmou que "não é possível fazer da política de direitos humanos só uma arma de combate político-ideológico". A agenda de Dilma, centrada em projetos de cooperação, incluiu a visita a Fidel Castro, a quem a presidente disse que iria ver “com muito orgulho". Já os dissidentes que pediram audiência não encontraram espaço, nem com outras pessoas da sua comitiva. Na entrevista coletiva, Dilma se disse “estarrecida" com uma pergunta sobre sua suposta "guinada à esquerda", já que acabava de vir do Fórum Social, e disse que seu governo não tem preconceito “de nenhuma ordem". (Págs. 1 e Nacional A4 e A5)

Foto-legenda: Com honras

Dilma e sua comitiva na Praça da Revolução; a presidente anunciou crédito para que Cuba compre alimentos. (Págs. 1 e Nacional A5)

O que a presidente falou:

"Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós, no Brasil, temos os nossos"

"(Se falarmos de direitos humanos em Cuba), vamos ter de falar de direitos humanos no Brasil, nos EUA, a respeito de uma base aqui que se chama Guantánamo" (Pág. 1)

Análise: Dora Kramer

Relações fraternais

A frase de Dilma sobre a impossibilidade de se "atirar a primeira pedra”, em relação a direitos humanos, sugere que há ditaduras amigas e ditaduras inimigas. (Págs. 1 e Nacional A6)

Além da arte
Questões burocráticas e legais ameaçam a 30ª edição da Bienal (Págs. 1 e Caderno 2)

Dividido, Supremo deve manter hoje poder do CNJ
Por maioria apertada, o Supremo Tribunal Federal deve garantir ao Conselho Nacional de Justiça o poder de abrir investigações contra magistrados suspeitos de irregularidades. A decisão do STF no julgamento de hoje protege o CNJ da ofensiva aberta por setores da magistratura que queriam a redução dos poderes do conselho. Conforme o prognóstico de ministros do Supremo, 6 ou 7 votos definirão que o CNJ pode abrir processos contra magistrados mesmo que esses juízes ainda não tenham respondido pelas irregularidades na corregedoria do tribunal local. (Págs. 1 e Nacional A8)

Petrobras comunica vazamento de óleo no pré-sal
O primeiro vazamento expressivo de petróleo em área do pré-sal foi detectado ontem na Bacia de Santos, a cerca de 250Km de Ilhabela, no litoral paulista. A Petrobras avaliou, em “estimativa preliminar", que foi derramado no mar o equivalente a 160 barris (25,5 mil litros de óleo). Segundo a empresa, o vazamento foi contido e o petróleo não chegará à costa. O "rompimento na coluna de produção" de um navio-plataforma teria causado o acidente. (Págs. 1 e Vida A13)

Pauta brasileira da Rio + 20 é criticada
A cinco meses do evento para debater desenvolvimento sustentável, políticos e ambientalistas europeus estão preocupados com suposta "falta de foco" de propostas do Brasil. (Págs. 1 e Vida A13)

No Rio, UPP valoriza imóveis
Estudo feito pelos economistas Claudio Frischtak e Benjamin Mandel mostra que a ocupação de favelas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), respondeu sozinha por 15% da valorização recente do mercado imobiliário do Rio e por quase metade da redução das disparidades entre os preços dos imóveis nos bairros beneficiados pela expulsão de quadrilhas. No geral, o valor dos imóveis em bairros como os da zona sul chegou a subir 150% nos últimos três anos. (Págs. 1 e Economia B8)

País cumpre meta fiscal de 2011
Com folga de apenas R$ 810 milhões, as contas do setor público fecharam 2011 com um superávit primário de R$ 128,7 bilhões, o equivalente a 3,1% do Produto Interno Bruto. (Págs. 1 e Economia B1)

Celso Ming
Keynes, agora ilegal

O acordo da União Europeia pode ser entendido como a condenação de John Maynard Keynes, maior economista do século passado. (Págs. 1 e Economia B2)

Rolf Kuntz
A política da irrelevância

Dilma tende a tornar-se figura irrelevante no palco internacional, muito abaixo do papel esperado de quem governa a sexta maior economia. (Págs. 1 e Economia B4)

Notas & Informações
Corrupção e incompetência

O tempo está sendo implacável com a imagem que Dilma Rousseff tenta construir para si. (Págs. 1 e A3)

Formato: PDF
Tamanho: 17.83 Mb

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jornal O Dia em PDF, Terça, 31 de Janeiro de 2012

Juliana Paes soltou o verbo durante entrevista para a revista 'RG' deste mês.
Para a publicação, a morena falou sobre sexo, amor, traição e o desafio de fazer a nova versão de 'Gabriela', novela próxima novela da Globo, que estreia este ano na faixa das 23hs.

"Havia uma novela da Gloria Perez programada quando surgiu o convite. Fui parar no hospital. Tudo fundo emocional. Li nas manchetes que era velha para o papel. Foi a primeira vez que a opinião da mídia me deixou em dúvida. Será que já passei da idade? Amadureci, mas não passei do ponto", disse.

TRAIÇÃO

Questionada se já traiu, Juliana é direta: "Já. Não digo isso cheia de orgulho, mas também não tenho vergonha. Traí porque estava infeliz e aquilo foi uma válvula. Tenho a consciência tranquila, saí de todos os meus relacionamentos só depois de ter esgotado as possibilidades. Quando amo, luto até o fim".

NAMORADOS

"Não sei o que é namorar alguém famoso, é natural que sejamos mais reclusos. Aprendemos a lidar com as câmeras. Ele trabalha bem isso, só não gosta de me ver beijando na boca", revelou a atriz, que é casada com Carlos Eduardo Baptista há três anos.

Formato: PDF
Tamanho: 21.53 Mb

Jornal O Globo em PDF, Terça, 31 de Janeiro de 2012

Dilma já procura substituto para ministro das Cidades
Sem apoio do próprio partido, Negromonte põe o cargo à disposição

A presidente Dilma Rousseff já está avaliando substitutos para o ministro das Cidades, Mário Negromonte, que ontem pôs seu cargo à disposição. Surpreendida com o gesto de Negromonte, Dilma, que ontem participou com o ministro de um evento do PAC na Bahia, não lhe deu uma resposta. Mas a saída de Negromonte deverá ser oficializada assim que Dilma voltar de Cuba e Haiti, viagem iniciada ontem à noite. Fragilizado por denúncias de irregularidades, que já levaram a demissão de seu chefe de gabinete, Negromonte também perdeu apoio da bancada de seu partido, o PP. (Págs. 1 e 3)

Foto-legenda: Beijinho, beijinho; tchau, tchau

Dilma cumprimenta Negromonte: presidente vai oficializar a substituição no comando do Ministério das Cidades quando voltar de Cuba e Haiti.

Sobre Cuba, nada a declarar

Pressionada a se pronunciar sobre os direitos humanos, a presidente Dilma Rousseff não fez nenhuma declaração ao desembarcar ontem à noite em Havana. O Itamaraty reiterou que a visita a Cuba tem como objetivo ajudar a economia do país a avançar. (Págs. 1 e 25)

Centro volta à rotina. Com medo
Funcionários de prédio que ruiu reforçam as suspeitas sobre obras

Sob o trauma do desabamento de três prédios, moradores e trabalhadores da Avenida Treze de Maio, no Centro, tentam retomar a rotina, mas com muito medo. Das janelas, eles acompanham a remoção dos escombros, de onde já foram resgatados 17 corpos. Muitos nem querem voltar ao trabalho. Funcionária do 14º andar do Liberdade, a promotora de eventos Iris Ribeiro revelou que o alojamento do zelador, na cobertura, era usado, desde o ano passado, como depósito de entulho de obras feitas no prédio. Na polícia, um inquilino do 8º andar disse que precisou interromper uma reunião na véspera do acidente diante do barulho de máquinas no andar de cima. (Págs. 1 e 10 a 15)

Galeria explode no Porto: um morto e 2 feridos
As vítimas - três funcionários da empresa Triunfo Logística - faziam uma solda no antigo Armazém 30, pertencente à Docas. Segundo o Inea, houve vazamento de óleo numa galeria pluvial próxima. Uma placa de aço foi arremessada a 50 metros. (Págs. 1 e 17)

Tchecos caem fora do pacto europeu
Além do Reino Unido, a República Tcheca se recusou a assinar o pacto europeu de austeridade orçamentária. Agora, o acordo, que prevê regras mais rígidas e multa para quem não mantiver seu déficit sob controle, tem o apoio de 25 dos 27 países da UE. O bloco promete € 20 bi para criar empregos. (Págs. 1, 21 e Míriam Leitão)

Privatização de aeroportos tem semana decisiva
O governo está otimista e ao menos dez grupos fecharam acordos com estrangeiros para disputar o leilão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, apesar da indefinição do TCU. (Págs. 1 e 19)

Enquanto isso, no Galeão ...
Dois homens armados roubaram R$ 86 mil do estacionamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Os malotes foram levados às 7h, quando o movimento é grande. (Págs. 1 e 16)

Formato: PDF
Tamanho: 14.50 Mb

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 31 de Janeiro de 2012

Ministro das Cidades será o 9º a cair no governo Dilma
Saída de Negromonte, suspeito de irregularidade e visto como mau gestor, é acertada com o PP

A presidente Dilma Rousseff acertou a saída do ministro Mario Negromonte (Cidades) com a direção do PP e com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seu avalizador. Negromonte é suspeito de ter autorizado uma fraude para encarecer um projeto para a Copa do Mundo em Cuiabá, como o Estado revelou em novembro passado. Além disso, segundo auxiliares, Dilma o considerava um mau gestor - no comando do maior orçamento do PAC em 2011, Negromonte pagou apenas 8% das autorizações de gastos do ano. Será o nono ministro a deixar o governo Dilma. Desses, seis foram após denúncias de irregularidades. Ele poderá sair ainda nesta semana, logo depois da volta de Dilma ao Brasil, na quarta-feira. Para substituí-lo, vários nomes do PP estão sendo analisados, mas Dilma prefere Márcio Fortes, que já foi ministro das Cidades e hoje ocupa o cargo de Autoridade Pública Olímpica. (Págs. 1 e Nacional A7)

Demissão na Casa da Moeda

A presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci Martins, foi exonerado por pressão do PTB, partido que o indicou para o cargo. (Págs. 1 e Nacional A7)

Foto-legenda: Aberta ao público
Após abertura parcial da Avenida 13 de Maio para pedestres, curiosos se concentraram em frente ao local onde ficavam os três prédios que desabaram no centro do Rio; a polícia coletou saliva de parentes de vítimas para tentar identificá-las por exame de DNA. (Págs. 1 e Cidades C4)

Investigação em tribunais estaduais poupa desembargador
Apenas 1% dos 1.333 processos contra juízes dos tribunais de Justiça no País envolvem desembargadores, o cargo mais alto, mostra levantamento feito pelo Estado no Conselho Nacional de Justiça. A relutância em investigar desembargadores é um dos argumentos da corregedora do CNJ, ministra Eliana Calmon, para manter os poderes de investigação do conselho. Ontem, ela disse que as corregedorias estaduais atuam como "ilhas". (Págs. 1 e Nacional A4)

Acordo europeu cria mecanismo de € 500 bilhões contra crises
Líderes europeus chegaram ontem a um acordo para criar o Mecanismo de Estabilização Financeira, cujo objetivo é tentar conter crises na zona do euro. A instituição terá € 500 bilhões. A má notícia para os mercados financeiros é que o mecanismo não poderá absorver os € 250 bilhões do atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, instrumento criado em 2010 e que dará lugar ao novo sistema, em julho. (Págs. 1 e Economia B1)

Análise: Gilles Lapouge

Naufrágio do euro. (Págs. 1 e B3)

Dilma oferecerá a Cuba crédito de US$ 523 milhões
A presidente Dilma Rousseff começa hoje sua visita oficial a Cuba com ênfase na economia - o Brasil abrirá aos cubanos uma linha de crédito de US$ 523 milhões. Segundo o Itamaraty, Dilma não tem intenção de falar da repressão em Cuba. (Págs. 1 e Internacional A8)

Gasolina ainda é melhor opção
O preço do etanol hidratado caiu em 11 Estados e no Distrito Federal e subiu em 13. Em SP, a queda foi de 0,95%. Ainda assim, a gasolina segue mais competitiva. (Págs. 1 e Economia B6)

Pane mundial afeta voos de 146 companhias (Págs. 1 e Cidades C3)

Projeto visa a atacar doenças tropicais (Págs. 1 e Vida A12)


Foto-legenda: Acidente nos EUA mata 5 brasileiros
Um engavetamento envolvendo carros, caminhões e tratores no norte da Flórida matou anteontem dez pessoas, entre elas cinco brasileiros de uma mesma família; eles retornavam de uma conferência evangélica em Orlando. (Págs. 1 e Cidades C3)

Arnaldo Jabor
Os canalhas nos ensinam mais

Qualquer gaveta que se abra faz saltar um escândalo. Parece não haver mais inocentes em Brasília e nos currais do País todo. (Págs. 1 e Caderno 2, D8)

Notas & Informações
Os sem-propostas, lá e cá

Nunca antes nos seus encontros anuais há de se ter visto tanta perplexidade em Davos. (Págs. 1 e A3)

Formato: PDF
Tamanho: 34.29 Mb

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Imagens engraçadas/curiosas - 30/01/2012

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos
Via Knuttz/Ueba

Download_Cd_Pet_Shop_Boys_Format_2012

Lista de músicas
CD 01
01 The Truck-Driver And His Mate (3:33)
02 Hit And Miss (4:05)
03 In The Night 1995 (4:18)
04 Betrayed (5:16)
05 Discoteca (New Version) (3:46)
06 How I Learned To Hate Rock’n’r (4:39)
07 The Calm Before The Storm (2:45)
08 Confidential (Demo For Tina) (4:44)
09 The Boy Who Couldn’t Keep His (5:45)
10 Delusions Of Grandeur (5:01)
11 The View From Your Balcony (3:43)
12 Disco Potential (4:06)
13 Silver Age (3:35)
14 Screaming (4:56)
15 The Ghost Of Myself (Single Tr (4:06)
16 Casting A Shadow (4:38)
17 Lies (4:41)
18 Sexy Northerner (3:40)

CD 02
01 Always (5:05)
02 Nightlife (3:55)
03 Searching For The Face Of Jesus (3:26)
04 Between Two Islands (5:12)
05 Friendly Fire (3:22)
06 We’re The Pet Shop Boys (4:36)
07 Transparent (3:52)
08 I Didn’t Get Where I Am Today (3:39)
09 The Resurrectionist (3:09)
10 Girls Don’t Cry (2:35)
11 In Private (4:13)
12 Blue On Blue (3:12)
13 No Time For Tears (3:37)
14 Bright Young Things (4:57)
15 Party Song (3:42)
16 We’re All Criminals Now (3:56)
17 Gin And Jag (4:32)
18 After The Event (5:17)
19 The Former Enfant Terrible (2:54)
20 Up And Down (3:41)

O mundo de Red Bull

Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer

Entre as mudanças de hábito estão parar de fumar e manter uma alimentação saudável

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença.

A seguir, conheça quais os hábitos recomendados e por que eles são tão necessários para quem quer evitar um câncer.

1.Não fume

Segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ao queimar o cigarro, as consequências são sentidas não apenas por quem fuma, mas também por todos ao seu redor. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável - os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

O cigarro carrega cerca de 4720 substâncias, sendo mais de 400 delas altamente cancerígenas. Algumas delas, como o benzeno, estão ligada ao câncer de fígado e leucemia. Já o alcatrão está diretamente relacionado aos cânceres de pulmão, vias aéreas, brônquios e bexiga. Veja aqui como as substâncias do cigarro afetam o organismo.

2.Não abuse de bebidas alcoólicas

"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado. Mas o que mais se nota é que ele potencializa os efeitos do tabaco", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Ele explica que, por potencializar os efeitos do cigarro, o risco de um tumor localizado nos órgãos afetados pelo fumo é muito maior.

Além disso, estudos científicos têm relacionado o abuso do álcool com outros tipos de câncer. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a quantia de 18 gramas (aproximadamente duas doses) de álcool por dia eram suficientes para aumentar significantemente o risco de desenvolver câncer de mama. Com o consumo de 50 gramas diárias, o risco aumenta em 50%. Outro estudo, este realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, especializado em pesquisas sobre câncer nos Estados Unidos, descobriu que as mesmas 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.
3.Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha.

Hoje, sabe-se que o papiloma vírus humano (HPV) - doença sexualmente transmissível - é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral.
4.Proteja-se contra a hepatite

O sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. O uso da camisinha, além de reduzir as chances de cânceres no sistema reprodutor e orofaringe, também pode proteger seu fígado. Isso porque, explica Gilberto de Castro Jr., a hepatite B também é sexualmente transmissível. "Esse tipo de hepatite pode levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta. No caso da hepatite C, o contágio costuma acontecer por contato sanguíneo, mas ela é igualmente um fator de risco a esse tipo de câncer.
5.Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.

O açúcar, explica o nutrólogo Roberto Navarro, não tem relação direta com os diversos tipos de câncer. No entanto, quando é consumido em excesso, faz o organismo liberar muita insulina para metaboliza-lo. "A insulina muito alta aumenta a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória. Aqui, está a relação com o câncer. Quanto maior a quantidade dessa substância, maiores as chances de câncer."

Já a carne vermelha, embora traga uma série de benefícios à saúde, não deve ser consumida com abusos. Segundo o nutrólogo, ainda não se sabe certamente quais elementos das carnes vermelhas (de boi e de porco) são cancerígenas. Porém supõe-se que se trata de uma substância chamada ácido aracdônico, presente na gordura dessas carnes. Ela seria responsável por estimular a produção das citocinas pró-inflamatórias.

Em relação às frutas, legumes e verduras, elas são ricas em fibras, o que, segundo o oncologista Gilberto de Castro Jr., protege o intestino contra o câncer.
6.Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes

Os alimentos processados - o que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha -, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. Por isso, lembra o nutrólogo Roberto Navarro, é importante que esse tipo de alimento seja evitado ao máximo, assim como fast foods que, em geral, são ricos em processados.

Essa correlação já foi estudada pelo National Cancer Institute, nos Estados Unidos, que descobriu que os conservantes contidos nos embutidos, em especial o nitrato e o nitrito, são uma das causas do câncer de bexiga. Isso porque eles passam direto pela urina e podem interferir no tecido da bexiga, ajudando a desenvolver o câncer neste órgão.
7.Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h.

Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso proteger-se do sol é algo tão importante na luta contra o câncer. Além do protetor solar - que, alerta Gilberto de Castro Jr., deve ter o mínimo de fator 20 -, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de barreiras físicas, como chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros.
8.Pratique atividades físicas todos os dias. A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.

A prática de atividades físicas promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Roberto Navarro conta que isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.

Alguns estudos preveem esse benefício. Um deles, publicado no Journal of the National Cancer Institute, diz que adolescentes que praticam exercícios físicos estão mais distantes do câncer de mama. Neste caso, isso acontece porque os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrogênio, hormônio que tem sido relacionado ao risco de câncer.
9.Mantenha-se atento à sua saúde Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.

Sabemos que o nosso corpo dá sinais quando algo não está certo. Isso também vale para casos de câncer. É importante que se preste atenção no corpo, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal. O oncologista do ICESP aconselha que, ao sinal de algo fora do usual, um médico seja procurado.
10.Faça um check-up anual

É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.
Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. Entre eles, Gilberto de Castro Jr. lembra da mamografia, que deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama ou a coleta do PSA - exame de sangue que pode detectar câncer de próstata.

Fonte: Minha Vida